Concurso Enchefs é lançado em Goiânia nesta terça-feira (19)

O governador de Goiás, José Eliton, e a primira-dama, Fabrina Müller, farão a abertura oficial

Postado em: 19-06-2018 às 08h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Concurso Enchefs é lançado em Goiânia nesta terça-feira (19)
O governador de Goiás, José Eliton, e a primira-dama, Fabrina Müller, farão a abertura oficial

O Enchefs, concurso de gastronomia para profissionais, estudantes, amadores e áreas relacionadas, será lançado para imprensa e convidados, nesta terça-feira (19), às 19h, no Palácio das Esmeraldas. O governador de Goiás, José Eliton, e a primira-dama, Fabrina Müller, farão a abertura oficial.

No lançamento, serão anunciadas as regras e divulgados os editais para a inscrição em sete categorias: profissional, estudantes, amador, infantil, confeiteiro, padeiro chef e mixologista – além das atrações culturais e ações sociais. 

Continua após a publicidade

Goiás sedia também, neste ano, o Enchefs Brasil, encontro nacional de chefs por meio do qual será escolhido o profissional vencedor do Prémio Dólmã de cada estado, o maior da categoria no Brasil. Em 2017, a vencedora Enchefs nacional foi a chef goiana Beth Alves.

Enchefs

O concurso tem como objetivo resgatar e valorizar a cultura da culinária local, o que torna possível ao candidato mostrar novas técnicas, novos ingredientes e a execução de novos pratos. Além disso, leva conhecimento acessível às pessoas com aulas, treinamentos e capacitação – tudo de forma gratuita. Na programação, estão previstas as finais de cinco categorias. Em 19, 20 e 21 setembro e em 4, 5, 6 e 7 dezembro serão realizadas as finais de duas categorias e a entrega do Prêmio Dólmã.

O Enchefs Goiás é coordenado pela chef de cozinha e professora de gastronomia, Juliana Barroso. “Neste ano, trouxemos muitas novidades para o concurso como as novas categorias, a realização do Enchefs Brasil aqui na Capital, inclusão do Enchefs no Circuito Gastronômico de Goiás, além de ações culturais e sociais. Tudo isso fortalece cada vez mais o setor, a economia do Estado, agrega ao turismo e divulga a cultura e os profissionais da área”, explica Juliana.

A primeira-dama e madrinha do Enchefs-Goiás, Fabrina Müller, também fala sobre o propósito da inclusão do Enchefs no circuito de festivais gastronômicos realizados pelo Governo de Goiás: “Dar destaque para a gastronomia do Estado é um dos propósitos do circuito gastronômico. A nossa Capital também tem uma relação forte com gastronomia, então nada melhor que incluir o concurso neste roteiro para fortalecer toda a cadeia produtiva da culinária estadual”. 

Veja Também