Gustavo Ritter apresenta a 11ª edição do projeto ‘Arte Viva’

No ano de comemoração de 30 anos da escola de artes, projeto traz mais de 80 apresentações

Postado em: 20-06-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gustavo Ritter apresenta a 11ª edição do projeto ‘Arte Viva’
No ano de comemoração de 30 anos da escola de artes, projeto traz mais de 80 apresentações

SABRINA MOURA*


Continua após a publicidade

Inaugurado em 16 de novembro de 1988, o Instituto Gustav Ritter comemora 30 anos de existência, em 2018, e, dentre as comemorações, é realizada nesta quarta-feira (20) a 11ª edição do projeto Arte Viva. As atividades reúnem todos que colaboram com o instituto, alunos e professores que compõem as apresentações no núcleo da música, da dança e do teatro.

Segundo o diretor da escola, Edmar Carneiro, o instituto é a primeira escola de artes pública do Estado, criada pelo governador Henrique Santillo. Foi por meio da Lei nº 19.372 de 30 de junho de 2016 que o Centro Cultural passou a ser Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, unidade de ensino e formação artística da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). 

Seu nome é uma homenagem ao professor Henning Gustav Ritter, um dos fundadores da Escola de Belas-Artes, hoje a Faculdade de Artes Visuais da UFG.  Renomado escultor, o professor Ritter foi um expoente das artes plásticas que impulsionou o movimento artístico em Goiás. “Eu considero que nossa maior conquista, neste tempo, seja essa inserção na sociedade e a referência quanto à competência técnica e acadêmica do nosso corpo docente e a qualidade do corpo discente”, conta Edmar.

Contribuindo para a democratização da cultura, o Instituto Gustav Ritter oferece oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades artísticas. “Dentre as nossas principais riquezas, estão a formação cultural e acadêmica, o envolvimento com a arte, com a educação, com a cultura, com a formação de público, e o lançamento de profissionais no mercado. As conquistas dos nossos alunos do balé em nível internacional e a exportação de talentos para o mundo são muito importantes. Hoje, nós estamos em países como Itália, Estados Unidos, Alemanha, Suíça e França”, explica Edmar.

O projeto Arte Viva conta com a apresentação de mais de 80 produções artísticas, totalizando 12 horas de duração. Segundo Edmar, ele surgiu a partir da ideia de levar para a sociedade o que o instituto tem de diversidade cultural, de arte e de produção cultural. O Arte Viva é um palco aberto da escola para familiares e amigos conferirem os trabalhos realizados. “Para nós é motivo de orgulho ofertar para todo mundo o que nós fazemos de melhor na arte, na educação e na cultura. Convidamos todos para conosco conhecer e prestigiar. Goiânia pulsa arte e cultura”.

A programação inclui apresentações dos corais adulto, juvenil e infantil, Orquestra de Câmara, Big Band, Orquestra de Violões, recitais de música, Duo de Violoncelos, Quarteto de Sax, Banda Sinfônica, Grupo de Choro, recitais de instrumentos diversos, coreografias de balé clássico, performances, jogos e brincadeiras teatrais, espetáculo circense, dentre outras. Outro destaque na programação será a Feira Sabor e Arte, onde comerciantes campineiros apresentam seus produtos, com preços acessíveis para o público do evento.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora 

Flávia Popov


SERVIÇO

11ª Edição do projeto ‘Arte Viva’ 

Quando: quarta-feira (20)

Onde: Instituto Gustav Ritter (Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, Campinas – Goiânia)

Horário: das 8h às 21h

Informações: 3201-4700 

Entrada: doação de 1kg de 

alimento não perecível 

Veja Também