Cine Cultura estreia dois filmes baseados Hilda Hilst

Na programação da sala, seguem em cartaz por mais uma semana os documentários brasileiros Ser Tão Velho Cerrado e Vinte Anos

Postado em: 15-08-2018 às 17h40
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Cine Cultura estreia dois filmes baseados Hilda Hilst
Na programação da sala, seguem em cartaz por mais uma semana os documentários brasileiros Ser Tão Velho Cerrado e Vinte Anos

Divulgação

Da Redação 

Estreiam no Cine Cultura nesta quinta-feira (16), dois longas baseados na obra Hilda Hilst: Tesnota, do diretor Kantemir Balagov, e Unicórnio, com direção de Eduardo Nunes. Na programação da sala, seguem em cartaz por mais uma semana os documentários brasileiros Ser Tão Velho Cerrado, do diretor André D’Elia, e Vinte Anos, da diretora Alice Andrade.

Continua após a publicidade

Tesnota relata a história de uma família que, em 1998, mora em uma comunidade judaica dentro de uma cidade no sul da Rússia chamada Nalchik. Ilana é uma moça de 24 anos que ajuda o pai na oficina mecânica. O enredo se desenrola quando o irmão David fica noivo e ele a noiva são sequestrados. O valor do resgate pedido aos familiares de Ilana é alto e, para conseguir reunir o dinheiro, a família está disposta de ir o mais longe possível, independente dos riscos.

Já o longa Unicórnio  se trata de uma ficção em que Maria e a mãe aguardam o retorno do pai. O início da trama é marcado por um diálogo entre a menina e o pai antes dele deixar o lar. Após o pai ir embora, Maria e a mãe seguem a vida cotidiana rústica em sua casa de campo. Mas, durante essa espera pelo pai, aparece um homem que afeta a relação de mãe e filha.

A escritora Hilda Hilst teve mais de 41 obras publicadas e algumas traduzidas para outros idiomas. Além disso, ela era ficcionista, poetisa, cronista e dramaturga brasileira e foi considerada uma das maiores escritoras da língua portuguesa do século XX.

Sessão extra

No sábado (18), o Cine Cultura sedia A Mostra Permanente de Curtas, que terá início às 15 horas. A iniciativa é realizada todos os sábados, durante todo o ano, para contemplar sessões de qualidade formadas por curtas-metragens.

Para os filmes da grade, o valor do ingresso é de R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia). Pessoas acima de 60 anos têm acesso livre. Para a Mostra Permanente de Curtas, a entrada é gratuita.

O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, Centro. 

Veja Também