Goiás participa da elaboração de Base Nacional Comum Curricular

O Documento Curricular para Goiás pretende traduzir as necessidades e expectativas dos profissionais da educação que atuam em diferentes instâncias formativas

Postado em: 28-08-2018 às 15h10
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás participa da elaboração de Base Nacional Comum Curricular
O Documento Curricular para Goiás pretende traduzir as necessidades e expectativas dos profissionais da educação que atuam em diferentes instâncias formativas

Da redação

A Equipe Estadual de Currículo, integrada por representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), irá promover seminários regionais para a discussão do Documento Curricular para Goiás.

Continua após a publicidade

Os encontros serão realizados de 3 a 20 de setembro, nos 40 municípios que sediam as Comissões Regionais de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É esperada a participação de representantes de escolas locais das redes pública e privada.

Os seminários são mais uma etapa do debate para a elaboração, de forma coletiva, do currículo a ser implantado, tendo como diretriz a BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental aprovada no final do ano passado. Paralelamente aos seminários, as unidades da rede estadual farão discussões junto aos seus professores nas próprias escolas.

O Documento Curricular para Goiás pretende traduzir as necessidades e expectativas dos profissionais da educação que atuam em diferentes instâncias formativas. O objetivo é garantir os conhecimentos essenciais, estabelecidos na BNCC, a todos os estudantes do território goiano.

Com intuito de envolver o máximo de profissionais, a Equipe Estadual de Currículo disponibilizou o Documento Curricular para Goiás, que está em fase de discussão, para consulta pública nesse link.

Amplo debate

Em âmbito nacional, o Ministério da Educação (MEC) também estimula a discussão. Em sua plataforma virtual há, inclusive, outra consulta pública, que pode ser acessada pelo mesmo link.

Dentro da programação estabelecida pelo MEC, o Documento Curricular para Goiás deve ser elaborado, analisado e aprovado pelos Conselhos de Educação, Estadual e Municipais. Assim, no próximo ano, haverá a formação de professores e gestores, além da elaboração de material didático. O objetivo é que até 2020 ocorra a implantação nas escolas goianas. 

Veja Também