Estudantes goianos participam de simulação da ONU

Alunos debatem sobre trabalho escravo e Direitos Humanos no Interbrasil. Jovens destaques podem ir aos EUA, para simulação com representantes de diversos países

Postado em: 04-10-2018 às 14h08
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Estudantes goianos participam de simulação da ONU
Alunos debatem sobre trabalho escravo e Direitos Humanos no Interbrasil. Jovens destaques podem ir aos EUA, para simulação com representantes de diversos países

Da Redação

Estudantes goianos do 6º ao 9º ano estarão à frente de discussões sobre trabalho escravo e Direitos Humanos, nos moldes das reuniões das Organizações das Nações Unidas (ONU) e das Organizações dos Estados Americanos (OEA). Trata-se do Interbrasil, uma simulação de fóruns internacionais feita com alunos do Ensino Fundamental em todo o País. Em Goiânia, o trabalho será na escola Interamérica, de 4 a 6 de outubro (quinta à sábado).

Continua após a publicidade

O coordenador-geral da escola Interamérica, André Mols, afirma que oratória e poder de negociação estão entre as habilidades desenvolvidas. Além disso, alguns descobrem a vocação para a carreira de relações internacionais ou direito.

Durante o Interbrasil, serão formados dois comitês, com 40 participantes cada. Estudantes de 6º e 7º anos comporão um Conselho de Direitos Humanos da ONU, com o tema “Trabalho escravo: violação dos Direitos Humanos”. Já os 8º e 9º anos debaterão a “Situação na América Latina, decorrente do descaso com os Direitos Humanos”, em reunião da OEA. As atividades serão acompanhadas por alunos da Universidade de Brasília (UnB) e pelos professores da escola.

No sábado, último dia do Interbrasil, os grupos devem apresentar os acordos firmados. À noite, é realizada a Feira Cultural das Nações, em que os representantes de cada país mostram um pouco da cultura do local, com músicas, danças e comidas.

Os alunos que se destacarem serão selecionados para o Modelo Internacional do Brasil (MIB), a etapa estadual realizada em Brasília e, posteriormente, para a última fase. O vencedor ganhará passagem, hospedagem e taxa de inscrição para simulações com estudantes de diversos países na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

O Interbrasil é realizado em parceria com a Internationali Negotia, instituição educacional de Brasília, que também realiza atividades escolares nas áreas jurídicas, legislativas e empresariais.

 

Veja Também