TV Brasil exibe clássico ‘Solaris’ nesta segunda-feira (15)

A TV Brasil apresenta, com exclusividade, versão restaurada em alta definição do filme soviético de ficção científica Solaris, 1972, na sessão Cine

Postado em: 15-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: TV Brasil exibe clássico ‘Solaris’ nesta segunda-feira (15)

A TV Brasil apresenta, com exclusividade, versão restaurada em alta definição do filme soviético de ficção científica Solaris, 1972, na sessão Cine Mundial desta segunda (15), às 23h45. Dirigido pelo cineasta Andrey Tarkovsky, o longa foi reconhecido com o Grande Prêmio do Júri e o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes no ano de seu lançamento. 

A trama foi baseada no romance homônimo do escritor polonês StanisławLem e traz cena antológica do aguardado contato humano com a inteligência alienígena. O diretor e o autor tiveram muitas divergências durante a adaptação da narrativa  original para o cinema. Trinta anos após a estreia da produção original, o longa foi refilmado nos Estados Unidos como Solaris (2002) e estrelado pelo galã George Clooney. A obra teve direção de Steven Soderbergh.

Continua após a publicidade

Produzido durante a Guerra Fria, o filme de 1972 foi realizado como uma resposta soviética ao clássico 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968), sucesso dirigido por Stanley Kubrick apenas quatro anos antes. Referência na sétima arte, a produção norte-americana foi indicada ao Oscar em diversas categorias e venceu na de Melhores Efeitos Visuais.

Enredo

A história acompanha o famoso psiquiatra Dr. Kris Kelvin (DonatasBanionis), enviado para investigar estranhos fenômenos ocorridos na estação espacial que orbita o planeta Solaris. Formado por um imenso oceano, o planeta estimulou a formação de um novo ramo científico – a solarística. Essa ciência busca estudar a possibilidade de existência de inteligência extraterrestre oriunda de Solaris a considerar os insólitos acontecimentos lá registrados.

O psiquiatra deve decidir o futuro das pesquisas no planeta. Antes de embarcar para a jornada, na residência de seu pai à beira de um lago, Kris Kelvin recebe a visita de um antigo amigo, Burton, atormentado cientista especializado em solarística, que visitou Solaris e procura alertá-lo sobre fatos intrigantes.

Ao chegar à estação, o protagonista percebe que um dos três tripulantes, seu amigo pessoal, havia se matado. Os outros dois agem de forma estranha. Kelvin percebe que os tripulantes recebem visitas, originadas de suas experiências passadas ou mesmo da fantasia. Surpreendentemente, ele reencontra Hari, a esposa que era seu amor e cometera suicídio há dez anos.

Depois de ser bombardeado com raios-x, o enigmático oceano que cobre o planeta parece dotado de alguma forma de razão com poderes telepáticos capazes de penetrar no íntimo dos seres humanos e materializar suas memórias, tornando-as reais através da criação dos ‘visitantes’. 

SERVIÇO

Cine Mundial ‘Solaris’: segunda-feira (15) às 23h45 Onde: TV Brasil 

Veja Também