Cidade paraense oferece atrações de biodiversidade

Conheça Santarém, o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do Pará

Postado em: 15-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade paraense oferece atrações de biodiversidade
Conheça Santarém, o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do Pará

SABRINA MOURA*

Localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, Santarém oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e Cerrado. Trata-se de um município brasileiro do estado do Pará, sendo o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital, Belém, e de Ananindeua, e o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do estado.

Continua após a publicidade

Fundada em 22 de junho de 1661, é uma das cidades mais antigas da região da Amazônia. Em 1758, foi elevada à categoria de vila, e, quase um século depois – em consequência de seu notável desenvolvimento –, foi elevada à categoria de cidade em 24 de outubro de 1848. Está incluída no plano das cidades históricas do Brasil, sendo uma das mais antigas e culturalmente significativas cidades do Pará. Por causa das águas cristalinas do Rio Tapajós, conta com mais de 100km  de praias que mais se parecem com o mar.

História

Santarém foi fundada então pelo Padre João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661, sob o nome de ‘Aldeia dos Tapajós’. Logo ao chegar, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição.

Posteriormente, Pedro Teixeira explorou o Rio Tapajós, e, então coube aos jesuítas a fundação de uma aldeia com fins missionários – no lugar onde o padre Antônio Vieira esteve no primeiro semestre de 1659. A partir do desenvolvimento dessa aldeia, originaram-se outras povoações como as de São José dos Matapus em 1922 (hoje conhecida como Pinhel), Tupinambarana ou Santo Inácio em 1737 (hoje conhecida como Boim) e Borari em 1738 (hoje conhecida como Alter do Chão).

Turismo

Santarém apresenta vocação natural para o ecoturismo, o turismo de base comunitária, o turismo histórico e cultural, o gastronômico, o turismo religioso e o turismo de aventura. Também apresenta grande potencial para desenvolver outros segmentos como o turismo de eventos e negócios. Considerada oficialmente pelo Ministério do Turismo uma cidade turística desde 1998, Santarém tem bons indicadores e qualidades para desenvolver os diversos segmentos do turismo.

Encontro das Águas

Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do Rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas. Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou por meio de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do Rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.

Praia Fluvial

Apelidada de ‘Caribe da Amazônia’, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como ‘a mais bela praia fluvial do mundo’. A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do Rio Tapajós (entre os meses de agosto e janeiro), onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas. 

O Rio Tapajós é de um azul cristalino, a água é morna e, a areia, branca. E sem mosquitos para incomodar, devido à acidez da água, resta aos visitantes relaxar em suas praias, passear de barco e, para quem quiser, explorar a Floresta Nacional do Tapajós, fazendo uma trilha, tomando banho de igarapé e conhecendo a realidade de uma comunidade ribeirinha.

Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha. A vila fica a 35km do Centro de Santarém, com acesso asfaltado, aonde é possível chegar de táxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.

Praias de água doce, igarapés que mais parecem piscinas naturais, árvores milenares, trilhas que dão acesso a mirantes com vistas inesquecíveis, comunidades tradicionais protegidas pela floresta e um contato extremo com a natureza e os animais que ali vivem são algumas das experiências e atrações que Alter do Chão tem a oferecer. Apesar de pequeno, o destino é preparado para o turismo e conta com ótimas opções de hotéis, pousadas e restaurantes.

Em Alter, a praia que faz mais sucesso é a Ilha do Amor, localizada bem em frente à vila e seu cartão-postal. A travessia é feita em barquinhos a remo. No mês de novembro, as águas baixam, ainda mais, e é possível chegar lá a pé. A Praia do Cajueiro também encanta os visitantes, e fica a dez minutos a pé do centro da vila. Nas duas, há barracas que servem bolinho de piracuí (farinha feita de peixe seco socado no pilão), iscas de peixe e tucunaré na chapa.

Praia de Ponta de Pedras

Bela praia do Rio Tapajós, que se destaca por suas formações rochosas em meio à areia branca, que se mostra mais na época da vazante. Além de sua beleza natural, a praia dispõe de alternativas de passeios, como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio. O local possui praias de rio incríveis, e a cidadezinha é toda histórica e supercharmosa.

Uma das coisas que mais chamam a atenção em Ponta de Pedras é a beleza de suas praias banhadas pelo lindo Rio Tapajós. O rio tem uma coloração verde-azulada, que nem parece ser um rio nortista, mas que deixa os visitantes boquiabertos com o encontro da areia branquinha e as águas calmas do rio. O que mais se fala é que as praias de Ponta de Pedras não parecem ser praia de rio, e sim de mar.

Calçadão da Orla do Rio Tapajós

O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e à noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear. No local, os vendedores expõem seus produtos, e os pescadores pegam belos peixes.

Porto dos Barcos de Linha

O porto dos barcos de linha de Santarém chama a atenção pelo grande número de barcos e pela intensa movimentação de passageiros e mercadorias. No local, foi construída uma espécie de dique, que represa a água do Rio Tapajós e serve de calçadão. Um fato curioso é que, na época das cheias, o nível do rio fica mais alto que a rua que acompanha a orla.

Floresta Nacional de Tapajós

A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se podem ver trechos naturais da floresta amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma – dentre tantas outras espécies. Além da floresta, a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se podem avistar jacarés e pássaros. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov  

Veja Também