Acervo Art Déco é tema de evento na Estação Ferroviária

A comemoração conta com a presença de renomados palestrantes, como o professor da Universidade de La Plata, Alfredo Conti, e o pintor e desenhista Amaury Menezes.

Postado em: 15-10-2018 às 11h10
Por: Fernanda Martins
Imagem Ilustrando a Notícia: Acervo Art Déco é tema de evento na Estação Ferroviária
A comemoração conta com a presença de renomados palestrantes, como o professor da Universidade de La Plata, Alfredo Conti, e o pintor e desenhista Amaury Menezes.

Da Redação

Nos dias 17 e 18 de outubro, mês do aniversário de 85 anos da capital, será realizado o Café com Prosa e Jornada de Estudos Brasileiros 2018. O evento acontece na Estação Ferroviária de Goiânia, em comemoração aos 15 anos do tombamento do acervo art déco da cidade como patrimônio cultural brasileiro. A participação é gratuita, e o evento conta com a presença de renomados palestrantes, como o professor da Universidade de La Plata, Alfredo Conti, e o pintor e desenhista Amaury Menezes.

Continua após a publicidade

A Estação Ferroviária é um dos símbolos do art déco na cidade e que passa, atualmente, por obras de restauração. A iniciativa possibilitará que o público conheça os trabalhos que vem sendo realizados no local.

O art Déco foi um movimento estético que ganhou fama internacional nas décadas de 1920 e 1930, e se espalhou por diversas áreas, como design, artes plásticas e gráficas, moda, cinema e arquitetura. Goiânia reúne um representativo acervo art déco, com 22 bens tombados desde 2003 pelo Iphan.  Entre essas edificações, destacam-se o Cine teatro Goiânia e a Torre do Relógio da avenida Goiás.

O tema central do evento será o art déco. No dia 17, a partir das 19 horas, acontece uma conferência  ‘Novas capitais, nova arquitetura’. Já no dia 18 de outubro, a partir das 13 horas, duas mesas redondas trarão os temas ‘Uso e proteção do patrimônio edificado’ e ‘Patrimônio e imaginário nacional’.

Além da conferência e das mesas redondas, o evento também trará uma exposição com o tema Memorial Confaloni, do artista Frei Nazareno Confaloni, que retrata em uma linha do tempo a vida do autor e suas obras. O público poderá apreciar, ainda, os painéis do artista já restaurados e instalados no local. Considerado expoente do modernismo goiano, o Frei foi um dos maiores artistas plásticos com atuação no estado de Goiás.

O Café com Prosa e Jornada dos Estudos Brasileiros 2018 é uma realização da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) em Goiás, a Elysium Sociedade Cultural e o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Construtora Biapó, responsável pelas obras na edificação da Estação Ferroviária de Goiânia, e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO).

As inscrições para o Café com Prosa e Jornada dos Estudos Brasileiros 2018 podem ser realizadas no local, nos dias do evento ou no link: http://jornadadeestudosbr.wixsite.com/15anosdeartdeco

Programação:

Dia 17 de outubro, quarta-feira:

• 19h00 –  Abertura:  Edward Madureira Brasil (Reitor da Universidade Federal de Goiás) e Salma Saddi Waress de Paiva (Superintendente do IPHAN em Goiás).

• 20h45 –  Conferência: Novas capitais, nova arquitetura – Alfredo Conti (Professor da Universidade de La Plata, AR).

• 21h45 – Abertura da Exposição Memorial Confaloni.

Dia 18 de outubro, quinta-feira:

• 13h00 – Mesa: Uso e proteção do patrimônio edificado

• Andrey Schlee (IPHAN);

• Robson Antônio de Almeida (IPHAN);

• Ana Lídia Pinto Oliveira Machado (AGU).

• 14h30 – Intervalo

• 15h00 – Mesa: Patrimônio e imaginário nacional

• José Amaury Menezes (PUC-GO);

• Fernanda Valentín (UFG);

• Wolney Unes (CEB-UFG).

• 16h30 –  Debates

• 17h00 –  Encerramento

 

Veja Também