13 de novembro de 2018 - terça-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
Sonnata
17/10/2018 | 17h55
Setor Sudoeste ganha monumento de Omar Franco
Inspirado na música, artista radicado em Brasília cria “Clave do Sol” para área de empreendimento residencial de luxo. Obra atende lei de incentivo destinada à artistas plásticos


Da Redação

Quem passa pela quadra  SQSW 301 do Setor Sudoeste, em Brasília, pode apreciar mais uma escultura do artista plástico Omar Franco, que assina a “Clave de Sol”: obra instalada a céu aberto, criada especialmente para o Sonnata Residencial, empreendimento de altíssimo padrão da Elmo Incorporações. O monumento  artístico atende a lei de número 2.365 aprovada em maio de 1999, em Brasília, e tem proporcionado mais cultura e beleza à paisagem da capital federal.

O texto determina que todos os edifícios ou praças com área igual ou superior a mil metros quadrados devem ter uma obra de arte, preferencialmente feita por algum artista local. A norma foi criada para movimentar o mercado da arte e proporcionar oportunidades de trabalho para estes artistas, contribuindo dessa forma,  para que eles vivam das próprias obras. A Elmo Incorporações, empresa goiana com mais de 40 anos atuação no construção civil e incorporação, convidou o artista plástico e escultor mineiro e radicado no Distrito Federal, Omar Franco, para desenvolver um projeto customizado para seu mais novo empreendimento no Setor Sudoeste.

Inspirado no nome escolhido para o edifício de altíssimo padrão, o artista que já possui mais de 30 obras espalhadas por Brasília, criou uma clave de sol na cor laranja, que contrasta com o tom de verde da fachada de pele de vidro que serve de palco para o elemento. “Esta é uma escultura exclusiva, feita especialmente para o condomínio”, pontua Omar Franco, que tem como principal característica em seus trabalhos, o uso do metal retorcido com cores fortes. O monumento possui mais de três metros de altura e foi instalado na esquina de acesso ao prédio residencial, disponível para contemplação de toda população.

A escultura foi feita em aço corten, que possui alto desempenho de durabilidade, garantindo beleza duradoura à peça. O verde predominante da região é uma atração à parte.  “A clave de sol tem tudo a ver com o edifício, afinal ele se chama Sonnata, uma criação musical sofisticada que envolve partitura, melodia, harmonia e beleza. Por isso nada mais justo do que desenvolver essa pauta musical em homenagem à obra e sua beleza arquitetônica”, finaliza o artista.

A Incorporadora, que  já possui quatro residenciais e um empreendimento comercial no Distrito Federal, apoia a forma de incentivo à cultura e a arte local prevista na lei. “Além de dar mais vida e cor aos bairros onde são instaladas, os monumentos trazem mais beleza também aos prédios, que passam a ser vistos de uma forma diferenciada pelos que transitam no local”, afirma  Sócrates Diniz, gerente comercial da Elmo Incorporações. Para ele, essa é uma importante “ferramenta de democratização da arte”.

Sobre o artista

Omar Moreira Franco é mineiro, mas foi em Brasília que fez carreira como artista.  Mudou-se com a família para o Distrito Federal em 1969, onde vive até os dias atuais. Com quase 30 anos de carreira possui obras espalhadas por mais de 20 países. Traz no currículo diversos prêmios e suas esculturas já fazem parte no cenário urbano de Brasília. Podem ser encontradas no setor Comercial Norte e Sul, setor Bancário Norte, Avenida W3 Norte, shoppings, praças, prédios e esquinas. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)