Quinta-feira, 28 de março de 2024

IV Série de Música Antiga será realizada na próxima semana

Esta edição terá artistas dos estados Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro e dos países Argentina e França

Postado em: 08-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: IV Série de Música Antiga  será realizada na próxima semana
Esta edição terá artistas dos estados Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro e dos países Argentina e França

SABRINA MOURA*

Oficinas, masterclasses, recitais e apresentações de dança são as atividades da IV Série de Música Antiga de Goiás, que será realizada ente os próximos dias 12 e 17 de novembro, em Goiânia. As inscrições para masterclasses e oficinas estão abertas.

Continua após a publicidade

O projeto é uma idealização da cravista Beatriz Pavan e da flautista Cristiane Carvalho, que trabalham com música antiga e realizam uma pesquisa em torno disso há bastante tempo. Ambas perceberam que muitos lugares do mundo têm oferecido esse tipo de festival para as pessoas que não possuem condições de sair para se especializar ou mesmo para assistir aos recitais. “Sentimos essa vontade de fazer o festival e trazer pessoas da área – dentre pesquisadores e músicos que trabalham com isso – para proporcionar a Goiânia e ao público em geral essa forma de música e dança, tão diferentes”, explica Beatriz Pavan.

O objetivo do evento é divulgar e incentivar a pesquisa acerca da dança, da música e do instrumentário, com interpretação focada nos períodos musicais medieval, renascentista e barroco, além de tornar a prática musical e da dança – desses contextos históricos – viva nos dias atuais. “As atividades da Série de Música Antiga são voltadas sempre para esses períodos – considerados os de música antiga – por ser nossa especialidade e o nosso foco de pesquisa. Mostramos o que acontece dentro dessa área pelo mundo”, explica Beatriz.

Beatriz Pavan afirma que, atualmente, a pesquisa histórica acerca da música e da dança tem avançado e interessado à comunidade artística, e, por consequência, a ouvintes e apreciadores. “Goiás não fica fora desse cenário. Assim, festivais como esse incentivam iniciantes e possibilitam profissionais a expandir conhecimentos. Os concertos, resultado de intensos trabalhos, trazem o que de melhor tem sido feito no cenário musical referente a essa proposta”, explica Pavan. “As pessoas se interessam muito por esse período não só porque ele é apaixonante, mas também pela sua distância temporal, transformando a pesquisa bem específica para se trabalhar com a música. As pessoas que não trabalham só com esse período musical se interessam, porque amplia os conhecimentos. Já para os recitais, o gênero agrada todas as pessoas”, completa ela.

Atrações

Serão realizadas seis apresentações, com instrumentos originais, com grupos reconhecidamente especializados, dentre eles, o Grupo medieval Uccelli (GO) e o Quinteto Barroco (GO). Também haverá recitais com Ludmilla Thompson (SP), Javier Gelati e Hélène Dauphin (Argentina). Um dos destaques do evento é o Baile da Corte, uma apresentação que reunirá, no mesmo palco, grandes nomes como Osny Fonseca (SP), Raquel Aranha (SP), o corpo de baile do evento e Grupo Uccelli (GO).

Beatriz explica que para selecionar os convidados eles vão atrás de quem está com pesquisas e performances atuantes nos períodos musicais citados. “Trazemos pessoas que possuem uma excelência musical e pesquisa qualificada para contribuir. Buscamos promover uma pluralidade artística para o ouvinte se inteirar do que acontece no mundo tendo opções até de se profissionalizar na área”.

Outra atração confirmada é o Trio Medieval 3 por 8, formado pelos multi-instrumentistas Eduardo Antonello, Pedro Hasselmann Novaes e Roger Lagr. Os músicos compartilham um rico e exótico universo sonoro, instigando a curiosidade do público por timbres igualmente variados. A série traz, ainda, masterclasses temáticas de música barroca e oficinas de profissionalização. Dentre os oficineiros, estão consagrados artistas como Pedro Diniz, Osny Fonseca, Raquel Aranha, Dagma Eid e Cesar Guidini.

A IV Série de Música Antiga de Goiás foi contemplada pelo Edital de Fomento a Festivais de Música do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017 e tem o apoio da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

ATRAÇÕES, MASTERCLASSES E OFICINAS

APRESENTAÇÕES MUSICAIS

Grupo Medieval Uccelli (GO): segunda-feira (12), às 20h, na Emac/UFG (Avenida Esperança, s/nº, Chácaras de Recreio Samambaia) 

Quinteto Barroco (GO): terça-feira (13), às 20h, na Capela do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter (Avenida Mal. Deodoro da Fonseca, nº 237, Campinas)

Recital de Canto Barroco com Ludmilla Thompson (SP): quarta-feira (14), às 20h, na Paróquia Nossa Aparecida e Santa Edwiges (Rua C-252, qd. 589, lt. 12, s/nº, Setor Nova Suíça)

Recital de Traverso e Cravo com Javier Gelati (Argentina) e Hélène Dauphin (França): quinta-feira (15), às 20h, na Paróquia São Paulo Apóstolo (Avenida T-7, 295, Setor Oeste)

Trio 3 por 8 (RJ): sexta-feira (16), às 20h, no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter (Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, Setor  Campinas)

Baile da Corte com Osny Fonseca (SP), Raquel Aranha (SP), Corpo de Baile do Evento e Grupo Uccelli (GO): sábado (17), às 20h, no Teatro do Sesc Cidadania (Avenida C-198, nº 224, Jardim America)

MASTERCLASSES 

As masterclasseso serão realizadas no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter

Masterclass de Música Barroca para Cravo e Espineta – Hélène Dau­phin (França) 

Masterclass de Canto Barroco – LudmillaTohmson (SP)

Masterclass de Traverso Barroco – Javier Gelati (Argentina)

Masterclass de Alaúde, Guitarra Barroca – Dagma Eid (SP)

OFICINAS

As oficinas ocorrerão no Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter

Oficina de Prática de Música Medieval – Pedro Hasselmann (RJ) 

Oficina de Notação Musical Medieval (Ars Nova) – Pedro Diniz (SP) 

Oficina de Danças Antigas (medievais, renascentistas e barrocas) – Osny Fonseca (SP) e Raquel Aranha (SP)

Oficina de Manutenção de Cravo – Cesar Guidini (SP) 

SERVIÇO

IV Série de Música Antiga

Quando: de 12 a 17 de novembro

Inscrições e mais informações: www.musicaantigagoias.com

Entrada gratuita

 

Veja Também