Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artista plástica mostra beleza do ‘Espetáculo’ em exposição

Eloisa Lobo retrata o cotidiano a partir do mundo lúdico e de emoções do circo

Postado em: 13-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista plástica mostra beleza  do ‘Espetáculo’ em exposição
Eloisa Lobo retrata o cotidiano a partir do mundo lúdico e de emoções do circo

SABRINA MOURA*

A artista plástica Eloisa Lobo abre, nesta terça-feira (13), a exposição Espetáculo, na Época Galeria de Arte. São 30 obras, em grandes formatos e de várias técnicas, entre gravuras, desenhos, instalações e óleo sobre tela. A mostra ficará aberta para visitação do público até o próximo dia 30 de novembro.

Continua após a publicidade

Segundo Eloisa, esta mostra individual surgiu de uma coleção de vivências, experiências e convivências. “Retrato pessoas com o intuito de mostrar a beleza do espetáculo da vida. Vejo cenas e pessoas, diariamente, como um espetáculo, então paro onde eu estiver e rabisco cenas. São filas de bancos, salas de esperas, sinaleiros, reuniões: tudo é uma fonte inesgotável para mim”, explica Eloisa.

A artista afirma que, diariamente, conta histórias através das suas obras: “A tela é somente a personificação de tudo que o dia a dia te traz. Com cores tudo fica ainda mais atraente e divertido que a vida”. 

Nas suas obras, Eloisa retrata o cotidiano a partir do mundo lúdico e de emoções do circo, que é a sua grande paixão desde a infância. “O circo é um espetáculo sem fim. Trago comigo esta pauta do retrato lúdico e emocional, há muitos anos; em tudo que faço tento transmitir isso. O antes, o durante e o depois de uma preparação de um espetáculo circense são infinitos, uma roda que nunca cessa, algo contínuo e maravilhoso, rico e real, pois não terminam com as palmas. Sou absolutamente ‘louca’ com os espetáculos, acho que ainda são uma das grandes poesias da vida, e eu não poderia usar outro tom, senão o lúdico”, afirma ela.

Sobre sua ligação com o circo, Eloisa explica que é algo engraçado: “Quando eu era pequena, classe média, em uma cidade que estava nascendo (natural de Goiânia), nossa alegria era o circo. Quando se anunciavam os espetáculos pela mídia, eu não deixava minha mãe em paz: por momentos, ficava torcendo para os caminhões dos circos passarem na porta de casa e me ‘sequestrarem’. A paixão pelos espetáculos é antiga”, relembra a goiana.

A artista, que tem mais de 25 anos de careira, representa a leveza do salto da bailarina, os equilibristas e a emoção do público pelo espetáculo. Ela também combina o belo do picadeiro com atrocidades da vida real. Eloisa explica que retratar algo ruim, que machuca – mesmo com a visão do circo –, é sempre mais difícil, pois demora um tempo para vermos o lado bom daquele momento de tristeza. “Passei por muitas perdas, e digeri-las para depois retrata-las é sempre mais complicado; reviver começa com as cores preto e branco. Minha técnica de maturação é, às vezes, começar pelas tintas, pelas cores daquele momento; primeiro escutar o que elas dizem, e, depois, naturalmente enxergá-las como um espetáculo circense”.

Obras

Um dos destaque nas produções da goiana é uma relação muito bonita e respeitosa com as cores, que, segundo ela mesma, sempre teve “cores e mais cores em sua volta”. Eloisa cria as próprias tintas para pintar suas obras com mistura de pigmentos – caso de Talismã da Zina e Noite Calú. A artista estuda essas combinações, há mais de 20 anos, em cursos pelo Brasil e também com experimentações próprias no seu ateliê em Goiânia. “Ser uma colorista sempre esteve em meus planos. Tento resolver combinações com muita objetividade, ‘converso’ com as cores. Hoje, me dou ao luxo de criar meus próprios tons com as misturas das cores primárias ou com CMYK. Cada cor criada tem seu nome, afinal preciso chamá-las e ‘bater um papo’ aberto com elas. Confio que, assim, com misturas e reaproveitamentos, contribuo para o meio ambiente, de forma consciente, criando e recriando; não jogo nada fora, reaproveito tudo. Talismã da Zina, Vestido da Ana e Noite Calú são, hoje, minhas cores preferidas”, expressa a artista.

História

Natural de Goiânia, Eloisa Lobo começou a rabiscar, muito cedo, instigada pela curiosidade por traços, formas e cores. “Minha família é um centro divertido, e já tinha irmão, tia, primos com este perfil de artista. Observava, com muita atenção, tudo aquilo à minha volta. Comecei a ganhar dinheiro, desenhando, vendo oportunidades, retratando rostos de pessoas famosas e vendendo para amigas e parentes. Fui sendo incentivada pelas minhas dificuldades e conquistas”, relembra Eloisa.

Autodidata, mais tarde passou a reproduzir, com tinta óleo sobre vidro, os rostos de artistas famosos, vendo, assim uma oportunidade de colocar seu trabalho em prática. Aos 18 anos, sentiu que queria potencializar ainda mais sua vocação artística, entrou para a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG) e formou-se em 1994. A artista dividiu a carreira com a publicidade. Foram 25 anos assinando inúmeras campanhas regionais e nacionais. 

Em 2014, criou a série Exaustão, um retrato claro da fadiga do presente e da loucura dos dias. Os desenhos despertaram a atenção de galeristas, e a artista foi convidada para expor suas obras, conquistando, assim, o mercado. A partir daí, ela passou a se dedicar exclusivamente à pintura.

Eloisa explica que suas influências, na hora de produzir, são as mulheres de personalidade forte e de grande valor artístico, como é o caso de Ana Maria Pacheco, Louise Bourgeois – que produziu até os 98 anos – e Adriana Varejão. “Para criar, tenho também a influência de uma vivência inteira, estudos diários sobre artes, história e principalmente do espetáculo da vida”.

Sobre a mostra Espetáculo, a artista objetiva mostrar que tudo é um espetáculo. “Alegria, euforia, atrocidades, dificuldades são situações momentâneas, curtas ou longas, que sempre passam como um sopro: chegam como um boato e se vão sem você nem saber como se foram. O mais importante para mim será fazer muito esta pergunta ao meu respeitável público”, finaliza Eloisa.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição ‘Espetáculo’, da artista Eloisa Lobo

Abertura: terça-feira (13) – para convidados

Visitação: de 14 a 30 de novembro das 9h às 18h

Onde: Época Galeria de Arte (Avenida 136, nº 71, Setor Marista – Goiânia)

Entrada gratuita

Veja Também