Quinta-feira, 28 de março de 2024

Dezembro é realizada série de eventos com a temática natalina

Festa atrai milhões de pessoas a Gramado (RS) e transforma a cidade em um ‘parque temático do Natal’

Postado em: 10-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Dezembro é realizada série de eventos com a temática natalina
Festa atrai milhões de pessoas a Gramado (RS) e transforma a cidade em um ‘parque temático do Natal’

SABRINA MOURA*

Enfim, dezembro! O ano de 2018 está quase no fim, e, neste mês de dezembro, é realizada uma série de eventos com a temática natalina em todo o País. Dentre eles, se destaca o ‘Natal Luz’, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. A tradicional festa tem início no mês de novembro e segue até janeiro do ano seguinte, sendo responsável por lotar os hotéis da cidade, assim como os de Canela e de cidades próximas.

Continua após a publicidade

História

Em 1986, surgiu a necessidade de revitalizar a Festa das Hortênsias,  tradicional em Gramado, que deu origem à Fearte e ao Festival do Cinema. Precisava existir algum atrativo além das flores e da escolha e coroação de rainha. Dezembro era uma temporada de pouca visitação turística em Gramado, e havia necessidade de encontrar uma forma de fazer com que as pessoas fossem ao local não só no inverno.

O então prefeito e o seu secretário de turismo estudaram diversas formas de aprimorar o turismo em Gramado nessa época do ano. O secretário – baseado na iluminação de Natal das casas que viu em uma viagem à Disney – pensou em fazer isso em Gramado, criando um embelezamento para a cidade, no Natal, e, assim, atraindo turistas.

Só com as luzes, não haveria a conotação de evento, então também surgiu a ideia de sonorizar a avenida e fazer algum espetáculo. Começaram a desenhar o ‘Natal Luz’ de Gramado com músicas na cidade por meio de alto falantes vendidos para as lojas, lâmpadas decorando as fachadas da Av. Borges de Medeiros, postes enfeitados como pirulitos e pinheirinhos naturais dispostos na avenida com topinhos vermelhos.

O então maestro titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) entrou para o projeto, montando um grande concerto, dando origem a um espetáculo digno do ‘Natal Luz’, com um grande coral, poesias e fogos de artifícios.

A festa ‘Natal Luz’ atrai milhões de pessoas, anualmente, a Gramado. Considerado o maior evento natalino do Brasil e um dos maiores do mundo, o ‘Natal Luz’ transforma Gramado em um grande ‘parque temático do Natal’.

Programação

O ‘Natal Luz’ 2018/2019 de Gramado vai até 13 de janeiro de 2019. Dentre os espetáculos pagos, estão: ‘Grande Desfile de Natal’, ‘Natal pelo Mundo’ e ‘Reencontros de Natal’. Os demais são gratuitos. Os espetáculos indicados para crianças pequenas são o ‘Grande Desfile’ e o ‘Natal pelo Mundo’, que ocorrem em uma área coberta. O ‘Reencontros’ é realizado, ao ar livre, e tem som alto e fogos de artifício.

O ‘Grande Desfile de Natal’ é realizado às quintas e domingos. Já o ‘Natal Pelo Mundo’ é realizado às terças e sextas. Ele é um musical que conta a história de Sofia, que era a menina personagem do espetáculo anterior, que se chamava Fantástica Fábrica de Natal. Nesta edição, Sofia cresceu, tem 31 anos, e volta a acreditar no espírito do Natal. Ambos são realizados na Expogramado.

O ‘Reencontros de Natal’ é um musical que conta a história da reunião de uma família nos feriados de fim de ano, embalado por canções tradicionais natalinas e coroado por queima de fogos de artifício.

Na programação gratuita, o público vai encontrar: o acendimento das luzes de Natal, realizado no Palácio dos festivais, diariamente, às 20h30. No espetáculo, a trupe do Papai Noel usa os sentimentos de Natal para acender, junto ao público, todas as luzes da decoração da cidade. O acendimento encanta as crianças e termina com neve artificial. A ‘Parada de Natal’ percorre as principais ruas da cidade com atores e minicarros alegóricos.

Já a Vila de Natal, na Praça das Etnias, ao lado da Rodoviária, conta com venda de artesanato e exibição de peças infantis.

Programação em Canela

A programação do Sonho de Natal de Canela é totalmente gratuita, e vai até o dia 6 de janeiro de 2019. O  encanto começa pela decoração da cidade, que é ‘artesanal’.

O evento mais impressionante é a Chegada do Papai Noel que, no fim do show, desce a torre da Catedral em rapel. A apresentação tem dança, música ao vivo, show de luz e alpinistas-artistas. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também