Show ‘Dois de Cordas’ atinge primeiro DVD de instrumentista

Marcus Biancardini e Jairo Reis apresentam misturas dos estilos erudito, caipira, blues, popular, pop e internacional

Postado em: 11-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Show ‘Dois de Cordas’ atinge primeiro DVD de instrumentista
Marcus Biancardini e Jairo Reis apresentam misturas dos estilos erudito, caipira, blues, popular, pop e internacional

SABRINA MOURA*

O show Dois de Cordas é um concerto que culminou no primeiro DVD do instrumentista e concertista de viola Marcus Biancardini e contou com a participação especial do violonista e guitarrista Jairo Reis. Eles se apresentam, nesta terça-feira (11), por meio do projeto Terça no Teatro, às 20h, no Teatro Sesi.

Continua após a publicidade

Marcus relembra que, ao conhecer o violinista Jairo Reis, de imediato já lhe veio a vontade de que ambos tocassem, juntos, a viola com seu já tradicional repertório variado. “Trata-se de um espetáculo com o qual já viajamos o mundo, por meio da música, mostrando a versatilidade da viola caipira”, explica o instrumentista. 

O repertório mescla canções autorais e interpretações, que contam um pouco da carreira do artista goianiense, que, assim como a viola, também ganhou fama internacional. A versatilidade do instrumento e do instrumentista reflete no repertório, contendo homenagens a Adele, Dire Straits, Marisa Monte, aos mineiros sertanejos raiz Tião Carreiro e Pardinho.

O projeto, que é presente desde o começo da carreira de Biancardini, apresenta canções que vão de Beethoven a Michael Jackson, e que, segundo ele, possui uma receptividade inacreditável. “As pessoas se emocionam na plateia ao me ver tocando músicas como de Beethoven ou Luar do Sertão, na viola. Este é um projeto muito aceito no Brasil inteiro!”, afirma ele.

Biancardini conta ao Essência que a viola, alguns anos atrás, era um instrumento que muitos achavam estar esquecido, e que, atualmente, é o instrumento mais vendido no País. “Ele é um dos que mais crescem, estando em evidência também na mídia. No País inteiro, a viola nunca esteve tão presente como nos últimos oito  anos”, afirma ele.

Nesta apresentação, o artista também expõe as violas de Tião Carreiro e Renato Andrade, que fazem parte da sua coleção e que para ele são as mais importantes do mundo. 

Nas mãos de Biancardini, a viola se transforma em magia, extraindo dela melodias que, segundo ele, têm como objetivo tocar o coração das pessoas, despertando lembranças e sentimentos. “A viola é tudo, na minha vida, já que toco desde os meus 15 anos de idade. Toco viola com o coração, tendo como missão despertar o sentimento da plateia”, finaliza o artista.

Sobre Marcus

Marcus Biancardini nasceu em Goiânia. É filho do professor e físico Maurício Biancardini e da fonoaudióloga Elizabeth Reis Esselin. Seus primeiros contatos com a viola surgiram nas fazendas da família, no interior de Goiás, onde seu pai levava violeiros para tocar em festas familiares. Nessa época, Biancardini tinha pouco mais de 7 anos de idade. 

A partir dali, a sua alma de violeiro começava a se aflorar, e, pouco mais tarde, por volta dos seus 15 anos, manifestou o desejo de aprender aquele instrumento que escutara durante toda a sua infância, sendo aí que ganhou sua primeira viola. 

Começava, então, seus estudos incansáveis das obras dos grandes violeiros da época, Renato Andrade, Tião Carreiro, Nestor, Moreno, Julião, Vanuque, Velosinho,Bambico, dentre outros. Com o passar do tempo, foi mergulhando também em busca de conhecimentos em outros universos musicais, como dos grandes violonistas Andrés Segovia, Sabicas, Paco de Lucia, do citarrista indiano Ravi Shankar e dos harpistas Luis Bordon e Nicanor Zabaleta entre outros.

Obstinado e perfeccionista, passava dias e noites ouvindo esses trabalhos até adquirir uma técnica de bem executar e interpretar as melodias em sua viola. Mais tarde, formou-se em Administração de Empresas, mas a faculdade não o atraia. Ao se formar, disse aos pais: “Tomem o diploma, e devolvam minha viola!”. Firma sua individualidade, mergulha no mundo da música e surge, dali, o também compositor. 

Marcus Biancardini, hoje, leva sua arte para os quatro cantos do Brasil – e pelo mundo afora – com apresentações pelos Estados Unidos, pela Europa e pela América Latina.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Dois de Corda’ com Marcus Biancardini & Jairo Reis

Quando: terça-feira (11) 

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: doação de 2kg de alimentos não perecíveis ou 1 livro literário

Veja Também