Quinta-feira, 28 de março de 2024

Thalita Rebouças fala sobre celebridades literárias em programa

A escritora best-seller Thalita Rebouças é entrevistada no programa Trilha de Letras desta terça (11). A jornalista bate um papo sobre sucesso

Postado em: 11-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Thalita Rebouças fala sobre celebridades literárias em programa

A escritora best-seller Thalita Rebouças é entrevistada no programa Trilha de Letras desta terça (11). A jornalista bate um papo sobre sucesso literário com o também escritor e apresentador Ra­phael Montes.

Com a energia contagiante que a caracteriza, Thalita reflete sobre o perfil dos autores hoje em dia. “Eu nunca fui exatamente o que se espera de uma escritora”, conta a convidada. “Sempre desconstruí a imagem do escritor”, lembra a jornalista que não julga ser uma celebridade, apesar de suas séries de livros serem um fenômeno de venda. “Eu não me considero uma escritora-celebridade, mas é claro que fiquei conhecida por conta dos meus livros”, declara a autora logo no início da conversa gravada para a emissora pública em sua casa onde tem uma biblioteca com seus livros e de outros escritores.

Continua após a publicidade

Thalita Rebouças recorda que sentiu a ‘virada na carreira’ com Fala sério, Mãe! (2004), sua terceira publicação e segunda obra voltada ao público adolescente. A repercussão foi tamanha que ela fez uma série de livros sobre o tema. A convidada também aborda a adaptação de suas obras para a televisão e o cinema. Ela menciona outros títulos que ganharam as telonas: Uma Fada Veio Me Visitar (2007) e Tudo Por Um Pop Star (2003).

A escritora ainda destaca como o público de uma obra pode ser diferente daquele previsto inicialmente. “Meu primeiro livro foi Traição entre Amigas (2000), que era para jovens adultos, mas quem gostou dele foi a galera de 12 a 15 anos. Eles se apaixonaram. Essa turma se reconheceu nas minhas páginas. Então decidir escrever para eles”, diz Thalita que comenta a expectativa sobre a recepção dos leitores quando vai lançar uma nova obra.

A qualidade do texto literário, o número de exemplares vendidos e a autenticidade do autor são fatores que determinam a repercussão de uma obra. Para Thalita Rebouças, o carisma dos escritores também faz diferença”. Hoje, com o sucesso da literatura infantojuvenil, com tantos jovens escrevendo para jovens, o panorama do mercado literário está mudando. Cada vez mais os autores estão dando a cara a tapa”, avalia a jornalista.

Babi Dewet analisa conteúdo na internet

Essa edição do programa Trilha de Letras também traz o depoimento da escritora e youtuber Babi Dewet, que fala sobre a relação sobre autor, público e conteúdo na internet. Ela comenta se esse papeis já estão definidos no mundo contemporâneo. “Hoje em dia, o autor faz parte do produto. É muito importante ter essa identificação com as pessoas e a internet cria esse espaço. Os autores que aproveitam isso conseguem um contato muito mais próximo com os leitores que passam a se interessar ainda mais pelas suas obras”.

Formada em Cinema, Babi começou a carreira escrevendo fanfics e já lançou cinco livros com destaque para a trilogia Sábado à Noite. Amante de música, a influenciadora digital apresenta shows e eventos de cultura coreana e pop. Ela também possui um canal no Youtube sobre kpop e livros.

Primeiro livro dos sete volumes da série de fantasia Harry Potter, da escritora britânica de J.K. Rowling, o título Harry Potter – A Pedra Filosofal é a dica da jornalista Katy Navarro que fala sobre a obra que dá início à saga do bruxo que também ganhou as telonas. O programa da TV Brasil apresenta o blog Literatura é bom pra Vista no quadro Dando a Letra.

SERVIÇO

‘Trilha de Letras’

Quando: terça-feira(11)

Horário: 21h15

Onde: TV Brasil

Veja Também