Angústia em grandes cidades brasileiras é tema de mostra

Gerson Fogaça abre exposição individual com 22 obras inéditas, nesta quarta-feira, em São Paulo

Postado em: 12-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Angústia em grandes cidades brasileiras é tema de mostra
Gerson Fogaça abre exposição individual com 22 obras inéditas, nesta quarta-feira, em São Paulo

SABRINA MOURA*

O artista plástico Gerson Fogaça, que dedica sua obra a retratar, refletir e revelar a ‘cidade grande’, expõe agora na maior metrópole brasileira. Paisagem DesConstruída é o título da mostra individual que ele abre oficialmente, nesta quarta-feira (12), no JohMabe – Espaço Arte & Cultura, em São Paulo (SP).

Continua após a publicidade

Gerson Fogaça explica que esse conjunto, inédito, é a síntese de trabalho e pesquisa, ao longo de uma carreira de 30 anos, na fronteira da arte figurativa. “Por sempre trabalhar com a figuração, esse trabalho é o resultado de todo esse acúmulo. Minha pintura é quase abstrata. Trago a retratação do homem contemporâneo nas grandes cidades – seja em São Paulo ou Nova Iorque –, ou seja, as angústias do homem contemporâneo no vazio nas cidades”, explica o artista.

Paisagem DesConstruída possui 22 trabalhos, em médios e grandes formatos, com técnica mista sobre tela e mista sobre papel. “É o cotidiano desse ambiente ‘nevráugico’ das grandes cidades, o vazio, todo um movimento frenético de encontros e desencontros, e também a revelação do dia a dia”, explica Fogaça sobre a exposição. “As obras são descontruídas por serem justamente a evolução das obras que vamos trabalhando. São descontruídas e representadas através dos signos e símbolos”, completa ele.

As peças estão à disposição do público, desde o último dia 16 de novembro, e podem ser visitadas até 12 de janeiro de 2019, com entrada franca. A produção é de Malu da Cunha, e, a curadoria, de Enock Sacramento.

Para Sacramento, a obra plástica de Fogaça caminha em direção à síntese. “Inicialmente panorâmica e detalhada, sua pintura aproximou-se paulatinamente de seus motivos de tal forma que as obras que ele apresenta nesta exposição, todas inéditas, encontram-se quase no limite da figuração”, avalia o crítico de arte.

Sobre o artista

Gerson Fogaça nasceu na Cidade de Goiás (GO) em 1967. Vive, atualmente, em Goiânia. Já realizou exposições individuais no Chile, na Espanha, na Bélgica, em Cuba, na Argentina e na Alemanha. Para 2019, tem exposições agendadas em Miami (EUA), Bruxelas (Bélgica) e Cidade do México.

Fogaça explica que resolveu fazer uma carreira inversa dos artistas contemporâneos: enquanto uns estavam no eixo Rio-São Paulo, ele estava em busca do mercado internacional. “Isso facilitou muito. No ano que vem, estaremos com três, quatro exposições internacionais,também junto ao Enock Sacramento. Esse é o momento de explorar o mercado nacional”, explica ele.

A exposição foi contemplada pela Lei Goyazes (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). O projeto tem apoio institucional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Exposição ‘Paisagem DesConstruída’

Quando: quarta-feira (12) às 19h

Onde: JohMabe – Espaço Arte & Cultura (Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 4.225, Jardim Paulista – São Paulo-SP)

Visitação: até 12 de janeiro de 2019 (de segunda a sexta das 10h às 18h; aos sábados das 10h às 14h)

Entrada gratuita 

Veja Também