Quinta-feira, 28 de março de 2024

11º Bienal da UNE: inscrições estão abertas até 15 de janeiro

Edição acontece em Salvador e irá homenageia Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata e político

Postado em: 09-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 11º Bienal da UNE: inscrições estão abertas até 15 de janeiro
Edição acontece em Salvador e irá homenageia Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata e político

A Bienal da UNE chega a sua 11ª edição e vai celebrar 20 anos de existência com uma volta às origens na capital da Bahia, Salvador. Pela primeira vez as três entidades estudantis nacionais – União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) se somam em um grande evento, dando origem ao Festival dos Estudantes, ampliando ainda mais o já considerado maior encontro estudantil da América Latina.

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro de 2019, são esperados mais de 10 mil estudantes vindos de todas as regiões do País, que vão se integrar ao povo baiano e fazer da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a referência da produção artística desenvolvida pela juventude brasileira.

Continua após a publicidade

Qualquer estudante matriculado pode se inscrever até o dia 15 de janeiro na mostra de trabalhos em uma dessas sete áreas: artes cênicas, literatura, música, artes visuais, audiovisual, ciência e tecnologia e projetos de extensão. 

Esta décima primeira edição vai homenagear Gilberto Gil e sua obra como artista, diplomata, ambientalista, político e músico: Gil da redescoberta do Brasil do baião, do xaxado, do choro de Pixinguinha, do prelúdio bachiano, da rapsódia, da Tropicália, dos festivais, do exílio.

A 11º Bienal da UNE – Festival dos Estudantes também será um convite ao reencontro do Brasil da festa em meio à resistência. A UNE vai celebrar seus 20 anos de enaltecimento da cultura popular na cidade que realizou sua 1ª Bienal de Arte e Cultura em 1999, bem como onde a entidade foi refundada há 40 anos depois de desmantelada pela ditadura militar.

Será ainda, a primeira vez em vinte anos que a entidade traz como palco principal do festival uma universidade pública. As atividades principais estão previstas para acontecer no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além das mostras culturais, shows e seminários, dentro da programação também acontecerão os encontros da base do movimento estudantil que trarão debates conjunturais, educacionais e de organização do movimento estudantil.

SERVIÇO

11ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes

Quando:6 a 10 de fevereiro

Onde:Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Campus Ondina

Inscrições: inscricao.une.org.br (até 15 de janeiro)

Veja Também