Minuciosa, delicada, com cortes precisos e bastante movimento

Conheça a Tape Art ou simplesmente ‘arte da fita’ com o projeto Do All Tape

Postado em: 09-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Minuciosa, delicada,  com cortes precisos e  bastante movimento
Conheça a Tape Art ou simplesmente ‘arte da fita’ com o projeto Do All Tape

SABRINA MOURA*

A arte da fita é uma obra de arte que se desenvolveu a partir da arte urbana na década de 1960, como uma alternativa ao uso amplamente difundido de latas de spray na cena artística urbana. A fita pode ser usada para produzir um efeito ‘vitral’ – de vidro colorido – quando aplicado em vidro ou plástico que é iluminado por trás. Pode ser anexado a uma parede para formar o contorno, uma imagem, ou pode ser moldado em esculturas tridimensionais.

Continua após a publicidade

Os artistas Jullyanderson Carvalho e João Paulo Pigosso, fundadores do projeto Do All Tape, explicam que se trata de uma modalidade de arte em que toda obra é feita com fitas adesivas, desde o traço até o preenchimento. “A nossa arte com fitas é bastante minuciosa e delicada, com cortes precisos e bastante movimento”, diz Jullyanderson. “Nossa arte é urbana figurativa, usamos técnicas próprias para representar tudo através das nossas fitas e cortes precisos. Podemos criar desde uma arte realista até uma arte abstrata, trabalhamos com perspectiva, sobreposições e texturas, tudo usando apenas a fita adesiva e estilete”, completa.

Os artistas relembram que as primeiras artes foram feitas em casa e divulgadas na Internet sem muita pretensão. “Com o sucesso de visualizações as pessoas começaram a pedir, fazer orçamentos e daí começamos a decorar ambientes, realizando projetos exclusivos para cada cliente”, pontua João Paulo Pigosso.

A partir da oportunidade de expandir, eles criaram quadros personalizados que possibilitou dar mobilidade à essa arte, enviando quadros pra vários lugares do Brasil e do mundo como Arábia Saudita, Londres e até Japão.“Nosso projeto de arte, quando feito por encomenda, é elaborado a partir de uma conversa com o cliente, pegamos as referências que ele tem em mente e criamos uma arte única e exclusiva” esclarece Jullyanderson.

Nos processos de criação livre, criatividade deles fica solta e qualquer insight criativo pode ganhar vida com as fitas. “As nossas artes médias e grandes levam de 15 a 20 dias para serem concluídas. Sobre durabilidade é para sempre, nós fazemos uma inspeção no local que será feita a arte, e estando tudo de acordo, as fitas não descolam das superfícies, graças às nossas técnicas de aplicação e corte” informa o artista João Paulo.

Ao ser questionado sobre a importância em se realizar esse trabalho autoral, João Paulo Pigosso afirma: “A nossa ideia é inovar dentro das artes visuais, mostrar que qualquer tipo de ideia criativa pode ganhar vida através das nossas fitas. Cada arte é única, e essa é a nossa cereja do bolo”.

Atualmente ambos – Jullyanderson Carvalho e João PauloPigosso – vivem de arte e dedicam todo o tempo ao projeto. “O Do All Tape é como um filho pra nós. Cada arte e cada projeto são únicos, levam um pouco da gente e muito de quem acredita em nosso trabalho. Todas as nossas referências de vida são depositadas nos projetos de arte”, finaliza Jullyanderson.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também