Cineastas e alunos têm acesso gratuito a estúdio e equipamentos no CTAv

Em 2018, o CTAv atendeu 165 pedidos de pesquisas de 175 filmes e aprovou 53 projetos de apoio à produção

Postado em: 12-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cineastas e alunos têm acesso gratuito a estúdio e equipamentos no CTAv
Em 2018, o CTAv atendeu 165 pedidos de pesquisas de 175 filmes e aprovou 53 projetos de apoio à produção

O Centro Técnico Audiovisual (CTAv), da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, apoia desde 1985 a produção, a conservação e a pesquisa audiovisual no Brasil. Com objetivo de fomentar a produção nacional de pessoas físicas e jurídicas, o Centro – localizado no Rio de Janeiro (RJ) – oferece a cineastas iniciantes ou profissionais serviços gratuitos, como depósito de filmes, empréstimo de equipamentos, mixagem, pesquisa, utilização do estúdio e apoio a mostras e festivais, entre outros.

Em 2018, o CTAv atendeu 165 pedidos de pesquisas de 175 filmes e aprovou 53 projetos de apoio à produção. O Centro apoiou a mixagem de importantes e premiadas obras independentes, como o documentário “Humberto Mauro”, indicado para a Mostra VeniceClassicsDocumentaryFilms, do Festival de Veneza. Além disso, o CTAv integrou pela primeira vez o Audiovisual Preservation Exchange, tendo recebido em junho um grupo do mestrado em preservação da New York University.

A intenção primordial da instituição é apoiar o desenvolvimento da atividade audiovisual brasileira, de acordo com a coordenadora geral do CTAv, Daniela Pfeiffer. “O Centro assumiu a formação como sua principal vocação, passando a oferecer também cursos, oficinas, visitas interativas e programas com escolas públicas. Com isso, a instituição tem ampliado o diálogo com um público que não necessariamente atua no mercado audiovisual, oferecendo uma perspectiva profissionalizante”, informa.

Continua após a publicidade

Entre os serviços mais procurados está o de mixagem, que é o trabalho de equalização, processamento e distribuição do áudio do material audiovisual nas caixas de som. O serviço é realizado pelo mixador oficial do CTAv. Caso mixadores externos queiram trabalhar em suas obras, o Centro também disponibiliza o estúdio e a infraestrutura para esse trabalho, sempre das 9h às 12h e sujeito a agendamento prévio. Os pedidos serão avaliados por uma comissão do Centro.

Apoios e serviços

Equipamentos de filmagem digital e gravação de áudio podem ser solicitados ao CTAv, sob forma de empréstimo, para a gravação de filmes e produtos voltados para televisão. Os interessados devem participar de seleção pública, inscrevendo-se pelo site. Caso selecionados, podem usar o kit de filmagem de um a 30 dias, desde que seja adequado ao projeto.

Além disso, pessoas e empresas podem depositar materiais audiovisuais brasileiros no acervo do Centro. É possível também realizar consultas de fotos, artigos e trechos de filmes em película e digitais cujos direitos patrimoniais pertençam à instituição.

O Centro conta com o Prêmio CTAv de Apoio a Mostras e Festivais, que garante aos selecionados serviços gratuitos de mixagem e empréstimo de equipamentos exclusivamente para a participação em mostras e festivais. (Secretaria Especial da Cultura)

 

Veja Também