Conheça uma releitura de um prato clássico da ‘Velha Bota’

Receita típica da Itália, a polenta ajuda no bom funcionamento da saúde digestiva

Postado em: 12-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça uma releitura de um prato clássico da ‘Velha Bota’
Receita típica da Itália, a polenta ajuda no bom funcionamento da saúde digestiva

SABRINA MOURA*

É um alimento típico da Itália sendo incorporada à culinária de vários outros países como Argentina, Brasil e Uruguai.  A polenta é o grão de milho cozido que pode ser consumido como acompanhamento de pratos e em uma variedade de receitas. Algumas delas são enriquecidas com minerais e vitaminas aumentando o valor nutricional. O alimento possui tanto proteína quanto fibra aumentando a saciedade e o bom funcionamento da saúde digestiva. 

Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia, no Brasil, uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. Existe, na Ilha da Madeira, um prato típico muito parecido, as papas de milho, que é consumido logo depois de cozido, a acompanhar peixe, ou então frito, a acompanhar a espetada madeirense de carne de vaca.

Continua após a publicidade

A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o  fogo.Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole. Antigamente considerada ‘comida de pobres’, a polenta, hoje, é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.

Para quem procura pratos livres de glúten ela é uma boa opção e uma fonte de carboidratos complexos. O chef Dudu Sperandio, um dos destaques da gastronomia brasileira, elaborou uma releitura desse prato clássico da ‘velha bota’ – como é conhecida a Itália –, a polenta cremosa com ragu bolonhesa.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 



Ingredientes para polenta (2 pessoas) 

100g de fubá ou polenta

500ml de caldo de legumes

100g de manteiga

100g de nata fresca

Sal a gosto

Modo de preparo: 

Dissolva a polenta no caldo de legumes fervendo e cozinhe por pelo menos 45 minutos. No final, adicione a manteiga, a nata e o sal.

Ingredientes para o ragu (2 pessoas) 

100g de carne moída de primeira

100g de carne suína moída

50g de pancetta ou bacon moídos

50g de cenoura picada

50g de cebola picada

50g de salsão picado

2 dentes de alho picados

300g de molho de tomate

azeite de oliva

40g de trufas negras

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo: 

Coloque a cebola para dourar no azeite de oliva, em uma panela funda. Em seguida coloque para dourar os outros ingredientes na ordem: alho, cenoura, salsão, bacon e as carnes. Quando estiver tudo dourado, acrescente sal e pimenta. Na sequência, coloque o molho de tomate. Cozinhe por uma hora. Para completar, adicione as trufas negras.

Modo de servir:

Sirva a polenta coberta com o ragu e bastante queijo grana padano. 

 

Veja Também