Os 90 anos do Jornalista Aventureiro e o Marinheiro Comedor de Espinafre

Neste mês de janeiro, Popeye e Tintim completam 90 anos de existência e sobrevivência

Postado em: 18-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Os 90 anos do Jornalista Aventureiro e o Marinheiro Comedor de Espinafre
Neste mês de janeiro, Popeye e Tintim completam 90 anos de existência e sobrevivência

GUILHERME MELO*

Em uma época em que a economia estava em crise, com a queda da bolsa de valores de Nova York, em que o mundo se preparava para a primeira cerimônia do Oscar e ano que nascia Martin Luther King e Anne Frank, símbolos de igualdade e liberdade, surgiam dois personagens que marcaram a história dos quadrinhos e animações. 

Há exatos 90 anos, o belga Hergé publicava, no dia 10 de janeiro, no suplemento infantil  Le Petit Vingtième, os primeiros traços do jornalista viajante Tintim. Com uma semana o norte americano, Elzie Crisler Segar dava vida ao marinheiro Popeye no New York Jounal. 

Continua após a publicidade

Mesmo sendo personagens de realidades diferentes, Popeye e Tintim apresentam mais do que a idade de semelhanças. Ambos são conhecidos por bordões como ‘Papagaio Louro’, fala do jornalista e ‘Pelas Barbas do Camarão!’, fala eternizada pelo marinheiro. 

Ambos ficaram conhecidos no Brasil através de histórias em quadrinhos e, posteriormente, em animações para TV. Outro ponto em comum entre os personagens é a Segunda Guerra Mundial. 

Para o nosso Marinheiro, uma das suas características mais marcantes é o consumo, sem freios, de espinafre, que lhe dá uma força sobre-humana e o torna imbatível. Assim como diversos personagens norte- americanos, como Superman e Capitão América, o nosso marinheiro foi uma personificação da Marinha dos Estados Unidos, incentivando o alistamento para lutar em favor da Pátria. 

Já na Europa, a Segunda Guerra não foi tão gloriosa para Tintim e Hergé. O personagem resolvia mistérios ao redor do Globo, ao lado do cachorro Milu, em que já enfrentou tropas germânicas – até a invasão da Bélgica pela Alemanha. Com os avanços das tropas alemãs, a história precisou ser interrompida, e Tintim, junto ao seu criador, precisaram se tornar neutros em relação aos nazistas. 

A História em Quadrinhos (HQ), nessa época, chegou a retratar os judeus com vilões. Foi um período em que os brasileiros quase nunca tinham acessos a essas histórias. O Jornalista ganhou um grande destaque na década de 1990, com a série animada, assim o topete ruivo de Tintim, virou sua marca principal. Ambos se tornaram memoráveis para nas HQs, mas, com o passar do tempo, precisaram se adaptar para os tempos atuais, afinal, não estamos em guerra. Prova disso são as novas histórias: na animação de 2011, de Steven Spielberg e Peter Jackson, Tintim é apresentado como um jornalista investigativo que é apaixonado por um bom mistério, e, na série animada do Popeye, produzida pelo Youtube, mostra o dia a dia de um marinheiro e sua turma.

*Integrante do programa de estágio do jornal OHOJE.  

Veja Também