‘Goiânia Canta Samba’ é a atração musical deste sábado na Capital

Primeira edição de uma festa para todas as idades é neste sábado na Capital

Postado em: 19-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Goiânia Canta Samba’ é a atração musical deste sábado na Capital
Primeira edição de uma festa para todas as idades é neste sábado na Capital

Sabrina Moura

Um dos movimentos mais tradicionais da cultura brasileira ganha seu primeiro festival na Capital. Neste sábado (19), o festival Goiânia Canta Samba traz cinco horas de show com Heróis de Botequim, Grace Carvalho, Xexéu, Fernando Boi e Mara Cristina. O local é a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Adpego) – Avenida 85, nº 960, Setor Bela Vista.

Continua após a publicidade

Integrante do grupo Heróis de Botequim e também organizador do evento, Guilherme Noleto conta que há muito tempo já se pensava em realizar um evento de samba na cidade. “A produtora Luara Veiga também se preparava para uma produção com a mesma pegada. Juntamos nossas forças e, com a produção da Luara e co-produção dos Heróis, nós lançamos o festival, sem lei de incentivo ou patrocinadores, na cara e na coragem”, explica ele.

O Goiânia Canta Samba promove o encontro de manifestações artísticas e apreciadores da boa música com objetivo de fortalecer não só o gênero musical, mas também a cultura local. “Acreditamos que é importante continuar a oferecer para a cidade mais uma opção musical. A diversidade da música brasileira é maravilhosa, poucos países do mundo possuem tamanha variedade de estilos e sons. Em Goiânia, o movimento do samba tem crescido muito, nos últimos dez anos, e ficamos felizes em participar desse movimento”, esclarece Noleto sobre a importância em evidenciar o samba em uma terra que tem como o gênero principal o sertanejo.

Ao ser questionado sobre a importância das manifestações artísticas voltadas para o samba, Guilherme explica que se discute muito sobre projetos de nação, mas pouco se fala na cultura da mesma. “Uma nação sem cultura não existe. O samba, durante seus 100 anos de ‘vida’, é um dos maiores produtos de exportação cultural do Brasil. Uma cultura secular, que foi criada e preservada com a luta dos povos negros, não pode e não será esquecida. O samba é poesia, alegria ou tristeza. O samba é um retrato do Brasil, e nós somos honrados em levar um pouquinho disso para o público”.

A seleção das atrações desta primeira edição foi realizada pela produtora Laura Veiga, que realizou uma ampla pesquisa entre os grandes talentos do cenário. “Estamos muito empolgados, pois o público está apoiando muito, compartilhando nas redes e falando para seus amigos.Esperamos um público de 600 pessoas, cinco horas de música e oito horas de festa; uma festa para todas as idades”, finaliza Noleto.

Atrações

O grupo Heróis de Botequim nasceu, oficialmente, no Carnaval de 2009. No repertório, samba de raiz, samba de roda, samba enredo com muita alegria e disposição para fazer o público dançar. O grupo já dividiu palco com grandes nomes da música, como Alcione, Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Nenhum de Nós, Demônios da Garoa e O Teatro Mágico. Além de Goiás, os rapazes já passaram por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, em 2012, fizeram 17 apresentações em Londres.

Grace Carvalho iniciou a carreira artística em 1998 atuando como atriz do grupo de teatro Guará da Universidade Católica de Goiás (PUC). Neste grupo, Grace descobriu a paixão pela música e iniciou a carreira de cantora. Gravou seu primeiro CD, intitulado Caminhante, com músicas autorais. Com ele, fez turnê pela Europa, se apresentando em cidades como Paris, Barcelona e Londres.  Em 2012, a cantora foi semifinalista do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, e, após a participação no programa, gravou seu segundo álbum.

Xexéu foi um dos criadores do lendário grupo de samba Nóys é Nóys, um dos destaques da produção goiana na época. No mundo artístico há mais de 30 anos, coleciona parcerias e projetos, como o ator e diretor teatral Mauri de Castro, com quem formou a dupla Mauri & Xexéu. 

O cantor e compositor Fernando Boi iniciou a sua carreira musical, em 2006, no Grupo Alvorada do Samba. Com o grupo, ele lançou o seu primeiro álbum, intitulado Raiz de Boêmio, totalmente autoral. Já o segundo disco, A Lenda da Batucada, foi produzido em carreira solo. Ele conta ainda com os álbuns Coração de Malandro e As Faces do Amor – e um DVD.

SERVIÇO

Festival ‘Goiânia Canta Samba’ 

Quando: sábado (19)

Onde: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Adpego) – Avenida 85, nº 960, Setor Bela Vista – Goiânia

Horário: 19h 

Entrada: eventbrite.com.br

Entrevista Heróis de Botequim 

 Como vocês conceituam o estilo musical de vocês?

Pensamos que é o samba tradicional. Aqui e em outros estados, chamados de samba-raiz. Nós nos inspiramos em Demônios da Garoa, MPB4 e em outros mestres da música

Como surgiu o nome da banda?

Em 2019, completaremos dez anos de banda, e, inicialmente, era ‘Em Nome do Samba’. Por problemas de direitos autorais, mudamos o nome, baseado em um trecho de uma música de nosso primo Fausto Noleto, em que ele citava um ‘herói de botequim’. Pegamos essa expressão, e, hoje, usamos como uma homenagem aos nossos ídolos sambistas, os verdadeiros heróis.

Qual a importância em se levar o samba também para o público mais jovem?

É o principal, a renovação do público, dos músicos e dos produtores. Para o samba se manter vivo, o maior desafio é levar esse som para os públicos mais novos. Geralmente, é no Carnaval que ganhamos mais novos amantes do samba. Esperamos que aconteça o mesmo neste festival.

O que o público vai encontrar neste show? 

As atrações montaram um grupo de whatsapp só para isso, e está uma loucura (risos), todo mundo estudando e mandando suas músicas com muito carinho. Teremos os sambas mais antigos, até um pouco do contemporâneo. O legal de se haver cinco atrações é isso, a diversidade do repertório de cada um. De Chico Buarque a Zeca Pagodinho. Isso vai ser lindo.

Como é a experiência de poder realizar shows fora do Estado, levando esse samba ‘goiano’ para outros lugares?

É muito gostoso e também uma responsabilidade enorme! As pessoas se assustam com a notícia de um grupo de samba de Goiânia. Muitos acham exótico. É bem divertido! O legal é que, por onde passamos, a galera gosta e acompanha. O sotaque goiano, no samba, parece ser bem quisto por onde passamos!  

Veja Também