24 de março de 2019 - domingo

Euro R$ {{cotacao.EUR.valor | number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Cultura
INCLUSÃO SOCIAL
16-02-2019 | 06h00
Gracinha Caiado recebe crianças da Apae em revitalização de Jardim da Praça Cívica
“Os jardins daqui estão mal-cuidados e feios. Quando eu fui à Apae, me encantei pelo trabalho que eles fazem na jardinagem", disse a primeira-dama

Jefferson Santos

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, recebeu, na manhã de sexta-feira (16), alguns alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-GO) para uma atividade totalmente diferente do cotidiano a que ela está acostumada. O grupo, que desempenha um excelente papel na área de jardinagem, foi convidado pela primeira-dama para participar da revitalização de dois canteiros do Palácio das Esmeraldas, na Praça Cívica. “Os jardins daqui estão mal-cuidados e feios. Quando eu fui à Apae, me encantei pelo trabalho que eles fazem na jardinagem. Perguntei a eles se eles animavam vir aqui fazer o jardim comigo. Eu sabia que o trabalho seria feito com carinho e determinação”, explicou Gracinha. 

Os educandos foram recebidos no Palácio pela primeira-dama, juntamente com o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para um café da manhã no jardim interno, e, após recarregarem as energias, foram para a parte externa do Palácio para começarem os trabalhos. O local, que é a residência oficial do governador do Estado, receberá mais cores vivas com dois novos tipos de flores: cambará amarela e periquito roxo, além de uma liríope variegata, herbácea com aspecto de grama, como explica a paisagista Izabella Prado: “O Palácio já tem uma linha mais colonial, então nós mantivemos essa linha, seguindo as bordas já existentes com a flor petúnia, que também já existe. Buscamos combinar as cores para compor melhor”. 

O diferencial das flores escolhidas é que elas são mais resistentes ao clima da Capital, e, com isso, acabam não precisando de tanta manutenção como as espécies anteriores. 

Ronaldo Caiado destacou que ele e Gracinha sempre foram parceiros da Apae no Brasil. Ele lembrou que, quando senador, apresentou emendas parlamentares que apoiaram o trabalho das entidades sociais que realizam um trabalho tão importante para o Brasil e para o Estado de Goiás. “A primeira-dama Gracinha, como presidente de honra da OVG, está conosco para fortalecer essa parceria. Tudo aquilo que vocês precisarem, estaremos à inteira disposição”.

Gracinha, muito contente, explicou que a essa ajuda somou imensamente na vida dela: “uma coisa chamada amor, solidariedade, parceria e saber compreender que eles podem fazer qualquer coisa que eles quiserem isso. É uma demonstração que eles têm capacidade de fazer muitas coisas, entre essas coisas um jardim”. 

Ao final da atividade, a primeira-dama ressaltou que o ato foi de extrema gratificação na vida dela. “Isso é tudo na minha vida, você ser solidário ao próximo. Se eu n puder fazer isso como primeira dama de Goiás nada estará valendo a pena pra mim. Esse é o dia mais feliz desde que o Caiado assumiu o governo. Eu amo jardim, isso é tudo que eu gosto”, contou. 

Apae GO

A vice-presidente da APAE de Goiânia, Carmém Marize, conta que esse é um momento impar para a instituição. “Foi um imenso prazer e alegria receber o convite da primeira-dama. Essa parceira com os nossos educandos mostra que eles estão preparados para o mercado de trabalho, eles podem atuar muito nem na área da jardinagem. Tenho certeza que a Praça Cívica de hoje em diante vai ser diferente, o jardim feito pelas mãos dos educandos da APAE trará uma beleza especial pra essa praça”, explicou Carmém. 

 

(62) 3095-8700