Parceria entre Enel e Laheto, projeto “Domingo no Circo” retorna no próximo domingo

Trupe além de se apresentar vai realizar oficinas de malabares, tecido acrobático, diabolô, prato de equilíbrio e perna de pau.

Postado em: 16-02-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Parceria entre Enel e Laheto, projeto “Domingo no Circo” retorna no próximo domingo
Trupe além de se apresentar vai realizar oficinas de malabares, tecido acrobático, diabolô, prato de equilíbrio e perna de pau.

SABRINA MOURA*

Neste domingo (17), o Circo Laheto realiza o primeiro ‘Domingo no Circo’ de 2019. A trupe além de se apresentar vai realizar oficinas de malabares, tecido acrobático, diabolô, prato de equilíbrio e perna de pau. O grupo Passarinhos do Cerrado integra a programação se apresentando com músicas baseadas na cultura popular brasileira.

Segundo o diretor do Circo Laheto, o Domingo no Circo, surgiu com dois objetivos. “O primeiro deles foi ao observar que os jovens atendidos pelo circo, muitas vezes não têm um espaço de lazer, de convivência e socialização. Eles se encontram no circo que é um espaço para se socializar durante a semana, e alguns deles quando chega o fim de semana gostariam de dar continuidade nas atividades circenses, conhecer jovens de outras turmas.A atividade é um momento de encontro inclusive com os familiares para conhecer as atividades do circo por meio das oficinal oferecidas. O outro motivo é por observar que oferecemos uma atividade de lazer e educativa, que surge como uma alternativa para a cidade. Temos vários espaços onde os jovens se divertem e passam o seu fim de semana. O circo traz a relação com a arte e outras culturas. Na minha opinião o circo tem uma contribuição importantíssima na formação dos jovens”, afirma Maneco.

Continua após a publicidade

Maneco explica que o projeto para a comunidade é fundamental saber que temos educações que vão além das relações mercadológicas. “Você ter um espaço para viver a sua tarde de forma alternativa onde se pode de fato curtir e conviver é de extrema importância”, conta ele.

Serão realizadas 12 edições com apresentações de diversos grupos goianos, como Cia. de Teatro Nu Escuro, Herois de Botequim e Das Los Grupo de Dança. “Nós convidamos vários grupos porque para a formação dos jovens não basta ter apenas apresentações de circo. Será possível ter contato com várias atividades. A seleção foi feita a partir dos grupos que conhecemos e que têm qualidade e responsabilidade nas atividades. Essa variedade da programação propicia, principalmente para o circo, ter contato com outras manifestações culturais”, explica Maneco. 

Passarinhos do Cerrado

O grupo tem como referência as manifestações nordestinas e do Centro-Oeste do país. E envereda pelo universo das raízes brasileiras transpondo os limites geográficos da cultura, compondo poesias, melodias e arranjos que misturam o ritmo nordestino, o coco, com manifestações culturais regionais como as folias de Reis e do Divino, a congada, a sussa e a catira. “Eles têm tudo a ver com a nossa proposta pedagógica, filosófica e com a própria metodologia que o circo defende. Ele nasceu da cultura popular, não é a toa que ele se chama Laheto, que é uma referência aos nossos índios a essência da cultura brasileira. ‘Os Passarinhos do Cerrado’, trazem com muita qualidade aquilo que garante com firmeza e com responsabilidade a defesa de um País. Um jovem que defende a sua cultura e respeita ela, por si só já tem uma essência, resistência, defesa e pertencimento do seu território. O grupo fortalece tudo o que nós oferecemos aos jovens”, finaliza o diretor.

O Projeto

O Domingo no Circo foi criado para oferecer para a população uma tarde de lazer e cultura, com apresentações de diversas artes, como circo, música e dança. Os ingressos são a preços populares para que todos tenham chance de desfrutar da oportunidade. Além disso, o Circo Laheto disponibiliza 50 ingressos gratuitos para famílias carentes atendidas pelo projeto social ‘Arte, Circo e Cidadania’.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Domingo no Circo 

Quando: domingo (17)

Onde: Circo Laheto (Parque da Criança, ao lado do Estádio Serra Dourada – Goiânia)

Horário: 16h

Entrada: R$ 10 (inteira)

 

Veja Também