Espetáculo ABBA Experience In Concert chega a Goiânia neste domingo (17)

Musical inspirado em uma das bandas mais famosas da década de 1970 é neste domingo na Capital

Postado em: 16-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Espetáculo ABBA Experience In Concert chega a Goiânia neste domingo (17)
Musical inspirado em uma das bandas mais famosas da década de 1970 é neste domingo na Capital

GUILHERME MELO* 

Relembrando um dos maiores fenômenos pop dos anos de 1970, o espetáculo ABBA Experience In Concert chega a Goiânia neste domingo (17), às 20h, no Teatro Rio Vermelho. O show conta com a história de uma das maiores bandas de música pop de todos os tempos. A produção do musical terá orquestra, ao vivo, sob a regência do maestro e diretor musical Eduardo Pereira.

Continua após a publicidade

O espetáculo é composto por mais de 30 integrantes, 80 figurinos, balé e quatro cantores que interpretarão as músicas do grupo sueco ABBA. “A direção do grupo queria trazer boas lembranças de uma época e trazer um musical animado, e Abba foi a primeira coisa que veio às nossas mentes”, revela o produtor e bailarino Tony Filho. 

ABBA Experience In Concert estreou em fevereiro deste ano e escolheu Goiânia como uma das primeiras cidades a receber a peça. O processo de criação do espetáculo foi por meio de pesquisa, análise do musical da Broadway Mamma Mia e interpretações do grupo. “Procuramos uma construção de espetáculo, que fosse atual, mas com uma de releitura e nostalgia”, ressalta Tony. 

Segundo o produtor, todo o processo de montagem teve uma inspiração na década de 1970 para inserir o público ao espetáculo. “Fizemos pesquisas com figurinos originais, tendências da moda na época, cores específicas para iluminação, e assim conseguimos compor um recorte daquela época”, conta. 

O grupo, original, era integrado por BennyAndersson, Anni-Frid ‘Frida’ Lyngstad, BjörnUlvaeus e Agnetha Fältskog. O nome – ABBA – é formado a partir das primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid). A história da banda começou em Estocolmo em 1972. A fama internacional veio na edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. 

Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica ‘wallof sound’, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector.

Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978. Os quatro lidaram, com obrigações artísticas, ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram um impacto comercial, fato que levou o grupo a tornar-se o mais bem-sucedido da gravadora Universal Music Group e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970. Anos depois, ambos casais se separaram.

Segundo a atriz e cantora Bia Castro,que interpreta Anni-Frid ‘Frida’, o espetáculo permite uma liberdade para os artistas construírem sua releitura do grupo musical, sem fugir da essência. “A responsabilidade é muito grande, então não interpretamos as pessoas em si, mas as mensagens que eles passaram através das músicas”, adianta a artista. Para ela, a procura é por um público que queria reviver as lembranças do passado ou, até mesmo, criar novas lembranças. “O público sempre é muito apaixonado pela banda, o que cria uma simpatia única pelo espetáculo”, finaliza Bia.

Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob supervisão da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Espetáculo ‘ABBA EXPERIENCE IN CONCERT’

Quando: domingo (17)

Horário: 20h

Onde: Teatro Rio Vermelho (Av. Paranaíba, 1576-1864 – Setor Aeroporto – Goiânia )

Ingressos: plateia superior – R$ 45 / plateia inferior VIP – R$ 140

Classificação etária: 12 anos 

Veja Também