Música brasileira em Portugal

Quinteto de Metais do Cerrado inicia turnê, nesta terça-feira (23), pela cidade de Évora

Postado em: 23-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Música brasileira em Portugal
Quinteto de Metais do Cerrado inicia turnê, nesta terça-feira (23), pela cidade de Évora

SABRINA MOURA*

Afim de promover uma ligação entre Goiás e Portugal, o Quinteto de Metais do Cerrado inicia a turnê Conexão Brasil Central Portugal, nesta terça-feira (23), em Portugal. Além das apresentações em Évora (dia 23), Lisboa (24), Paredes (26) e Aveiro (29), o evento conta com palestras da professora doutora Ana Guiomar R. Souza, em universidades, mostrando a teoria e como as músicas interagem.

Continua após a publicidade

O Quinteto de Metais do Cerrado é formado por professores e músicos de instrumentos de metais residentes em Goiás. Segundo o professor Marcos Botelho, a oportunidade de levar a música a Portugal surgiu a partir do momento em que o projeto foi feito, e, por já terem alguns contatos com universidades do país, acabou dando certo. “Em Goiás, existem muitas pessoas que realizam pesquisas e correlacionam a música portuguesa com a música goiana – e vice-versa –, então já havia essa ponte aberta. Foi por meio da Lei Goyazez que a gente pôde efetivar, de fato, essa turnê e fechar essa ponte para ir a Portugal e poder tocar”, conta ele.

O músico explica que a música goiana é desconhecida até para o próprio goiano, que tem a ideia de uma música voltada só para o gênero sertanejo. “O Estado produz alguns gêneros próprios como a modinha goiana. É interessante a gente ver que esse repertório produzido em Goiás varia de cidade para cidade. Na Cidade de Goiás, se produz um tipo. Em Pirenópolis, se produz outro tipo de repertório. Em Corumbá de Goiás, também, assim como Jaraguá, ou seja, em cada parte do Estado se produz uma música que podemos classificar como ‘urbana’, desde o século 9, com caraterísticas e gêneros um pouco diferentes em cada lugar”, explica Botelho. “Essa riqueza muitas vezes é desconhecida do próprio goiano;imagine lá fora. Poder levar essa música a outros países, além de proporcionar a divulgação, faz o goiano se sentir orgulhoso – ao ver sua própria música sendo tocada lá fora. A música de Goiás tem uma relação de origem com a portuguesa”, completa ele.

A modinha é um tipo de composição musical de origem portuguesa. Trata-se trata de uma canção sentimental marcada pela influência da ópera italiana. “A importância dessa Conexão Brasil  Central Portugal é de resgatar essas heranças, primeiramente a herança portuguesa que está na nossa música. Levar para lá é importante para recriar os laços, tão próximos culturalmente e que foram se perdendo com o tempo. É um intercâmbio de público, pesquisadores e músicos para divulgar e produzir músicas entre essas duas regiões”, evidencia Marcos.

O repertório da turnê, ainda de acordo com o professor, será só música brasileira e dividido em duas partes: “Primeiramente, vamos tocar compositores brasileiros, tentando fazer um apanhado, tendo músicas desde Henrique Alves de Mesquita, uma abertura de ópera dele, chamada Vagabundo – uma peça do meio do século 9 –, até peças bem recentes do ano 2000. Em algumas músicas, tentamos percorrer um pouco o que é a música de metais para quintetos. A segunda parte são músicas goianas. São canções e músicas de banda adaptadas para o quinteto. Vamos cantar, por exemplo, Saudade, do Joaquim Edson de Camargo; Danado de Bom, do João Ribeiro, poutpourri de músicas da Cidade de Goiás; Samba, que é uma peça do Odorico Reis (de Corumbá de Goiás), dentre outros, trazendo essa riqueza da música de Goiás”.

As palestras da professora doutora Ana Guiomar mostram um lado mais acadêmico, com teoria de como as duas músicas interagem. “Essas palestras, voltadas mais para um público acadêmico, mostram e abordam essas origens e inter-relações das duas músicas. A professora também  apresentará os concertos, falando sobre o repertório para um público que ainda não o conhece. Saber o que se está ouvindo, prestar mais atenção em algum detalhe, tendo uma escuta dirigida e mais aperfeiçoada”, esclarece Marcos Botelho. “A proposta é de poder montar esse intercâmbio com os músicos e com o público, apresentado para esse povo europeu que não conhece a música brasileira nem a de Goiás. Esse repertório também tem uma origem em Portugal”, finaliza ele.

*Integrante do programa de estágio do 

jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Conexão Brasil Central Portugal’

Quando: 23, 24, 26 e 29 de abril de 2019

Onde: Portugal, Europa 

 

Veja Também