Brasil In Trio celebra Dia Nacional do Choro

Apresentação é nesta terça-feira (23), no Teatro Sesi, e conta com uma homenagem ao ‘pai do choro’, Pixinguinha

Postado em: 23-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil In Trio celebra Dia Nacional do Choro
Apresentação é nesta terça-feira (23), no Teatro Sesi, e conta com uma homenagem ao ‘pai do choro’, Pixinguinha

GUILHERME MELO* 

Resgatando a memória da música popular, o grupo Brasil In Trio se apresenta, nesta terça-feira (23), às 20h, no Teatro Sesi. O trio prepara uma homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado hoje, com a participação especial do maestro Jarbas Cavendish. 

Brasil in Trio foi formado, em 2007, com a proposta de levar músicas inovadoras e modernas sem romper com os aspectos advindos da tradição. O grupo apresenta músicas de sua composição e clássicos do choro, como músicas do cantor Pixinguinha, conhecido como ‘pai do choro’. “Ele foi o músico de maior importância no cenário brasileiro para o gênero, misturando as valsas, polcas e modinhas executadas pelos chorões no começo do século 20 com elementos afro-brasileiros”, explica Júlio Lemos, violonista do grupo. O artista ressalta a importância de homenagear Pixinguinha, que profissionalizou o choro com o estilo brasileiro. “O estilo musical do choro, antigamente, era a forma de interpretar ou reproduzir as músicas europeias. Pixinguinha apresentou uma versão própria do gênero, com influências da cultura brasileira”, ressalta o artista e pesquisador. 

Continua após a publicidade

O choro entra na cena musical brasileira em meados e fim do século 19, e nesse período se destacam Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha. Inicialmente, o gênero mesclava elementos da música africana e europeia, e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.  “Posteriormente, o estilo influenciou todos os gêneros musicais, como o jazz brasileiro, o samba e a MPB. Como o choro apresentava características próprias do universo brasileiro, o cenário musical foi crescendo e absorvendo mais da nossa cultura”, reforça Júlio que, além de músico, é professor de música na Universidade Federal de Goiás (UFG). 

Trajetória 

Brasil In Trio é composto pelos músicos Everton Luiz, nos sopros; Diego Amaral, na percussão, e Júlio Lemos, com o violão de sete cordas. Foram formados a partir de um programa de extensão da UFG. “Surgirmos com um convite para representar a Universidade, no programa do Chorinho, que acontece toda sexta-feira, em frente ao Grande Hotel. Depois disso, continuamos com o projeto”, explica o músico. 

Brasil In Trio lançou, em 2014, o seu primeiro disco, Brasil in Trio Interpreta Alessandro Branco, um trabalho com obras inéditas do compositor Alessandro Branco, composto por uma rica diversidade de ritmos e estilos da música brasileira como: choro, samba, maxixe, maracatu e baião. “Contamos com uma mistura de ritmos, como jazz e samba, sem perder a essência do material. Inclusive, vamos levar algumas obras desse álbum à apresentação de hoje (23)”, adianta. 

O grupo, formado na época por estudantes de música da UFG, já passou em turnê por oito países como Espanha, Portugal e França. “Com incentivo de músicos locais, conseguimos levar o som local de Goiás para alguns países do mundo. Isso foi importante, porque conseguimos inserir novos sons em projetos futuros”, revela o artista. 

Em junho deste ano, Brasil In Trio entra em turnê pelo Estado de Goiás com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. “Esse projeto, apresenta uma nova fase do trio, que mescla música popular com música clássica”, explica Lemos. Com 12 anos de trajetória, os grupos mantêm firme a ideia inicial de mesclarem sons e estilos – conceito que foi o fio condutor para a gravação do segundo álbum, ainda sem nome confirmado, com o lançamento previsto para o início do segundo semestre deste ano.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Comemoração Nacional do Dia do Choro com Brasil In Trio

Quando: terça-feira (23) às 20h

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva)

Ingressos: doação de 2kg de alimentos ou 1 livro literário

 

Veja Também