Música, dança, teatro e gastronomia

A 12ª edição do ‘Arte Viva’, do Gustav Ritter, é realizada hoje na sede do instituto, que celebra 31 anos de existência

Postado em: 22-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Música, dança, teatro e gastronomia
A 12ª edição do ‘Arte Viva’, do Gustav Ritter, é realizada hoje na sede do instituto, que celebra 31 anos de existência

SABRINA MOURA*

O Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, escola de arte vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc-GO), realiza mais uma edição do projeto que surgiu há oito anos partindo da necessidade de proporcionar visibilidade aos trabalhos dos alunos da escola de arte. Nesta quarta-feira (22), a 12ª edição do Arte Viva recebe música, dança e teatro das 8h às 22h; a ocasião também comemora o aniversário de 31 anos da instituição. 

Continua após a publicidade

Segundo Edmar Carneiro, diretor do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, o evento foi idealizado para ser um momento no qual as três linguagens artísticas desenvolvidas pelo corpo docente e discente dialogam. “Buscamos por um projeto coletivo que pudesse envolver os professores, alunos, familiares e a comunidade em geral”, explica ele. 

A escola, conforme afirma Edmar, é um importante espaço para o fortalecimento da cultura goiana –  além de proporcionar a democratização do acesso às diferentes manifestações artísticas do povo goiano: “O grande mix artístico e cultural de apresentações musicais, teatrais e de dança presente no Arte Viva é um exemplo da integração e diversidade”.

O evento anual conta com a participação dos mais de 2 mil alunos e professores da escola que compõem as inúmeras e variadas apresentações como exemplos: Orquestra Jovem Arte Viva, Banda Sinfônica, Grupo Mistura e Manda, Big Band, Grupo de Flautas, Oficina de Choro, Orquestra de Violeiros, Orquestra de Violões, Corais Infantil, Juvenil e Adulto, Jogos e Performances Teatrais, Tecido Acrobático – além de espetáculos de balé clássico, danças urbanas, dança flamenca e jazz.

No pátio da escola, os convidados ainda vão participar da Feira Sabor & Arte, que oferece diversos produtos alimentícios e artesanais; já o Espaço Kids está repleto de brinquedos e atrações culturais voltados especialmente para os pequenos.

Para Edmar, o instituto comemora, em 2019, 31 anos de atuação na área da formação acadêmica e cultural no Estado de Goiás. “Comemoramos também o amadurecimento da formação acadêmica e cultural dos nossos alunos que têm se destacado em níveis estadual, nacional e internacional. O Instituto Gustav Ritter é um tradicional ‘celeiro’ de exportação de talentos”, declara Carneiro.

Sobre os benefícios que o projeto traz para a comunidade, o diretor explica ser um momento no qual a escola abre suas portas para que todos possam adentrar e se sentir integrados ao ambiente escolar e cultural. “É um momento de lazer, aprendizado e cultura que estendemos a todos que queiram apreciar e fazer parte. É um retorno que damos à comunidade que tão bem nos acolhe e apoia”, finaliza Edmar.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘12º Arte Viva’

Quando: quarta-feira (22)

Onde: Instituto Gustav Ritter (Praça da Matriz – Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 237, Campinas – Goiânia)

Horários: das 8h às 12h e das 14h às 22h

Entrada: material de higiene ou produto de limpeza

 

Veja Também