Quinta-feira, 28 de março de 2024

O ápice do ‘humor negro’ no streaming

‘The Perfection’, mescla de terror e comédia, é aposta da Netflix para este fim de semana

Postado em: 25-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: O ápice do ‘humor negro’ no streaming
‘The Perfection’, mescla de terror e comédia, é aposta da Netflix para este fim de semana

GUILHERME MELO* 

The Perfection (EUA, 2019), dirigido por Richard Shepard (O Matador e Dom Hemingway), é o lançamento da Netflix, para esse fim de semana. O filme gira em torno de um ‘demente e desconfortável’ conto de obsessão e vingança que ‘puxa o tapete’ do espectador, pelo menos três vezes, em seus 90 minutos de duração, antes de entregar uma imagem final tão perturbadora quanto hilária.

O filme conta a história de Charlotte, interpretada por Allison Williams, a namorada psicopata do thriller Corra!, uma violoncelista com um grande futuro, que acaba forçada a abandonar sua carreira para cuidar de sua mãe, que está doente. Dez anos depois, ela decide procurar seu mentor, Anton – vivido por Steven Weber, de O Iluminado – e sua nova pupila, Lizzie (Logan Browning, a protagonista de Cara Gente Branca), com o intuito de testemunhar a vida que Charlotte teve de abandonar. Quando encontrada, a protagonista coloca em ação um perturbador plano que leva todos os envolvidos ao limite extremo.

Continua após a publicidade

Com essa premissa, a narrativa apresenta uma história bem-amarrada, assustadora e completa  – pedindo para ficar com os olhos bem-abertos durante todas as cenas. The Perfection é um pequeno e ousado filme que ‘mais do que merece’ ter destaque entre os grandes filmes.  O filme deixa, cada vez mais, o público empolgado com as cenas em plano longo, que ficam ecoando na imaginação de quem o assistiu. 

The Perfection ganhou um apelido pelos críticos de O Cisne Negro do Violoncelo, o que caracteriza bem a mensagem principal da narrativa, que aproxima do filme de Darren Aronofsky. A produção é similar a outras histórias do ‘horror bizarro e extremo’, como o assustador Mártires (Martyrs, 2008), por exemplo, contudo seu ‘plot’ (enredo) é muito mais trabalhado, mudando de direção diversas vezes ao longo de sua duração. É o tipo de filme que dá muito trabalho para o marketing promover, sem revelar segredos e outros pontos importantes da trama, já que cada olhar apresenta um ponto principal para a obra. Mesmo com tantas mudanças, o filme não perdeu sua essência, e manteve a história que se propõe a contar. 

O elenco é encantador, e parece que os personagens foram feitos para eles. Logan Browning faz o papel de Lizzie: apresenta uns olhos esbugalhados de pânico e convence bastante. A atriz é o grande achado da série Cara Gente Branca, que em The Perfection mostrou que não é só um rostinho bonito, não. Ela apresenta uma personagem complexa, que permeia entre a inocência e a rebeldia, antes de sua vida ser virada de ponta-cabeça – fazendo o contraponto perfeito com a personagem de Allison Williams, que aqui é dona absoluta do show. Charlotte é uma personagem tão completa e cheia de camadas, que simplesmente chamá-la de ‘vilã’ seria uma ofensa a atriz.

Allison claramente faz uma alusão a seus antigos papéis, como a garota rica na série Girls, mas ao mesmo tempo incorpora a ‘louca’ Rose, de Corra!. Apesar de Rose também ser uma garota rica, a atriz só conseguiu transmitir a real ameaça de sua personagem em algumas poucas cenas do filme. Em The Perfection, o enredo realmente permite que Allison use e abuse do papel, em uma performance fascinante e incrivelmente convincente. Steven Weber está igualmente bem no papel do mentor das garotas, apesar de o ator parecer não conseguir interpretar outros estilos de personagens. 

Aos 54 anos de idade, Richard Shepard carrega uma certa experiência no que diz respeito a comédias de humor-negro, mas desta vez o diretor parece ter acertado no alvo. Trabalhando com um roteiro co-escrito por Eric C. Charmelo e Nicole Snyder, Shepard casualmente pega emprestado alguns elementos visuais de vários outros clássicos. O visual do filme é outra qualidade, e, assim como costuma fazer Quentin Tarantino, Shepard divide seu filme em quatro capítulos; parece que o aluno aprendeu direitinho. Cada capítulo tem seu próprio tom, fazendo com que esta experiência cinematográfica seja chocante, no sentido mais deturpado da palavra.

The Perfection continua com o público muito após seus créditos finais. Ele choca e surpreende, de maneira consistente, além de trazer uma série inacreditável de reviravoltas, capaz de fazerem girar a cabeça de todos. Trata-se de um filme fabulosamente insano que simplesmente não cabe em um só gênero, funcionando como horror, comédia, um suspense sobre vingança, um estudo de personagem ou um terror trash e muito mais. The Perfection faz homenagens a filmes clássicos como Atração Mortal, Mártires e Oldboy, mantendo sua própria identidade. The Perfection é um filme incrível feito, para as pessoas assistirem em casa, e Shepard deixa isso claro nas sequencias de cena. É um filme feito para streaming.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob supervisão da 

editora Flávia Popov

 

Veja Também