Conheça o goiano do ‘I am bão’

Vanier participou de entrevista no estúdio do jornal ‘O Hoje’, onde falou sobre sua trajetória

Postado em: 12-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça o goiano do ‘I am bão’
Vanier participou de entrevista no estúdio do jornal ‘O Hoje’, onde falou sobre sua trajetória

Sabrina Moura*

Ele é formado em Engenharia Civil, atualmente vive na Califórnia e trabalha em um escritório de arquitetura. Jacques Vanier Pereira Dias do Carmo – ou Jacques Vanier, como é conhecido nas redes sociais – é apaixonado por tudo o que é relacionado a Goiás, por exemplo, pamonha com queijo, pequi e música sertaneja.

Continua após a publicidade

Com seu vocabulário ‘goianês’ e a junção do português com o inglês por meio de bordões como o ‘I am bão’, Jacques mata a saudade de casa com seus vídeos ‘virais’ no Instagram. Ontem (11), o influenciador e humorista esteve na redação do jornal O Hoje, onde contou sobre sua história e como é morar nos Estados Unidos, o processo de criação dos seus vídeos e a celebração de um ano de sucesso nas redes sociais.

Veja abaixo a entrevista.

Se preferir, leia abaixo.

Vanier relembra que, no meio da sua faculdade ‘para ser pedreiro’ – Engenharia Civil –, ele ganhou uma bolsa de estudos para estudar na Califórnia. “Eu não sei como ganhei essa bolsa, porque nem sabia falar inglês; a única palavra que eu sabia falar era o why, e, mesmo assim, eu ganhei essa bolsa. Estudei lá por um ano e meio, voltei para o Brasil, terminei a faculdade, e decidi voltar para a Califórnia. Estou lá há dois anos”, revela ele.

Com mais ou menos um ano que estava de volta aos EUA, morando sozinho, com saudade de casa, da família, da comida e de tudo de Goiás, o goiano, por meio dos seus vídeos, encontrou uma forma de amenizar a saudade e a vontade de voltar. “Entrei no carro, peguei minha câmera, minha camisa vermelha, meu chapéu, e gravei o primeiro vídeo falando das coisas que eu sabia sobre Goiás”, conta Jacques. “Meu primeiro vídeo foi justamente falando da questão de que, quando falo que sou do Brasil, as pessoas sempre perguntam se eu sou de São Paulo ou do Rio de Janeiro, sendo que eu nunca fui lá. O povo pensa que só existem São Paulo e Rio no Brasil”, completa o influenciador.

O goiano conta que o terceiro vídeo – assistido por “um monte de duas pessoas” – foi compartilhado, e, ao acordar, ele se deparou com 100 mil visualizações. “Foi a partir daí que o ‘trem’ foi crescendo, e, de lá para cá, eu passei a fazer vídeos toda a semana. Eu mesmo gravo os vídeos pelo celular. Costumo chegar do trabalho e escrever um roteiro em casa. No outro dia, no horário do almoço, eu gravo, edito e posto”, explica ele.

Dentre os temas dos vídeos, estão histórias vividas por ele, pelos amigos ou mesmo por parentes. “Tento falar de coisas simples como a infância e as festas de interior; tento comparar coisas em comum de Goiás com outros estados, tudo por meio de um humor, sem palavrão e sem menosprezar ninguém”, afirma.

Sua namorada americana, Katy Jane (interpretada por ele mesmo), foi a homenageada no seu vídeo de Dia dos Namorados, data celebrada nesta quarta-feira (12), em vídeo publicado em seu Instagram. Antes de tal sucesso na plataforma, ele relembra que, no começo sua vida, era o típico brasileiro morando fora, trabalhando e sem tempo para nada. “Foi justamente por causa dessa rotina de trabalho e da saudade da família que floresceu essa criatividade para gravar os vídeos. Talvez, se eu estivesse aqui, os vídeos não teriam feito o sucesso que fez. A galera gosta do goiano morando fora”, explica Vanier. “Muitos brasileiros que estão lá se identificam com os vídeos, e, por meio deles, acabam matando a saudade. Tem muito goiano que mora em São Francisco. Em Marietta, tem tanto goiano, que eles chamam de ‘goianera’, mas eu acho que os únicos brasileiros que fazem fama lá são a dupla Nerildo & Nerivan, que possui uma estrela na calçada da fama (risos)”, evidencia ele ao ser questionado sobre seu sucesso nos Estados Unidos. 

Já sobre a sua fama no Brasil, Jaques conta que, quando saiu de Goiás, nem suas tias queriam tirar foto com ele, e agora todo mundo o reconhece como ‘o menino da camisa vermelha’ – peça ‘coringa’ em seus vídeos. “Eu acho massa demais. Antes, o contato com o público era pelo celular, e agora, estando aqui, vendo o povo de perto e podendo conhecer meus ídolos, é um sonho. Eu nem esperava poder alcançar isso tudo quando postei o primeiro vídeo”, finaliza ele.

Sobre os planos para o futuro, ele revela que, em agosto próximo, estará de volta com um show de stand-up. O influenciador, que está em Goiânia até o próximo mês de julho, celebra um ano de sucesso com o Arraiá do Jacques, ou melhor, o Arraiá do I am bão.

A festa caipira ocorrerá, ainda neste mês, e terá data e local divulgados em seu Instagram. O público poderá participar desse momento, junto ao talento goiano Jacques Vanier, em que o humorista fará um pocket show, atendendo a pedidos de seus seguidores e fãs.

*(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também