Quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiânia recebe Duo Corvisier em apresentação única com entrada gratuita

Repertório para piano a quatro mãos, por Fátima e Fernando Corvisier, integra a série ‘Concertos UFG’ nesta quarta-feira (26)

Postado em: 26-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia recebe Duo Corvisier em apresentação única com entrada gratuita
Repertório para piano a quatro mãos, por Fátima e Fernando Corvisier, integra a série ‘Concertos UFG’ nesta quarta-feira (26)

Sabrina Moura

O Duo Corvisier, constituído pelos pianistas Fátima e Fernando Corvisier, se apresenta nesta quarta-feira (26) pela série Concertos UFG, às 20h30, no Centro Cultural UFG, com entrada gratuita. Os músicos, que possuem extensa carreira internacional, exibem repertório para piano a quatro mãos.

Segundo a coordenadora geral do evento, Gyovana Carneiro, esse formato possui peça escritas para dois executantes, em um piano, e fazem parte da história da música há muito tempo. “Algumas peças inglesas para piano a quatro mãos datam do inicio do século 16, mas as primeiras obras primas do gênero são sonatas de Mozart (1756 – 1791), obras de Schubert (1797 – 1828) obras de Schumann (1810 – 1856) e obras de Brahms (1833 – 1897). No Brasil, tudo leva a crer que a prática do piano a quatro mãos desembarcou junto à família real portuguesa, no Rio de Janeiro, em 1808”, conta ela.

Continua após a publicidade

Com recitais em diversos países, o que inclui residência nos Estados Unidos entre 1992 e 2000, o Duo Corvisier participou da série de concertos da Fundação Rosa Ponselle, em Meriden, Connecticut, e de diversas apresentações como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas. Das apresentações internacionais, dentre os destaques também estão recitais em Portugal, Londres, Viena e Espanha. “Além de serem excelentes pianistas, promovem a divulgação do repertório brasileiro para piano a quatro mãos no Brasil e exterior”, afirma Gyovana. “O Duo Corvisier é um duo de piano a quatro mãos que se destaca no cenário brasileiro. Os dois pianistas são professores da USP de Ribeirão Preto, o que também favoreceu a escolha deles para esta apresentação. A série Concertos UFG procura trabalhar com professores universitários, promovendo um intercâmbio musical entre universidades”, completa ela.

Fernando e Fátima apresentam peças relevantes do repertório para piano a quatro mãos. “Uma das causas que os estudiosos no assunto apontam para o aparecimento das obras para piano a quatro mãos é social. Houve um tempo em que a proximidade entre jovens de sexo oposto era bem mais limitada, e tocar a quatro mãos, no mesmo instrumento, oferecia uma chance de aproximação física, um cruzar de mãos, mesmo quando a música não pedia. De fato, nessa prática predomina a existência de laços de intimidade dentre seus executantes: irmãos (Mozart e sua irmã), casais (Robert e Clara Schumann), professores, alunos, amantes, amigos. Se você ficou curioso sobre esse formato, vá ao recital!”, finaliza a coordenadora.

Duo Corvisier

Fernando Corvisier se aperfeiçoou na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris; no New England Conservatory, em Boston; na Hartt School of Music; e obteve o título de doutor pela Universidade de Houston. O pianista é vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música. Gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos de Quatro Estações de Vivaldi. Também gravou para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera.

Já Fátima Monteiro Corvisier é doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou- se, com Medalha de Ouro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como recitalista, já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, nos Estados Unidos e na Alemanha. Foi vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e 3º lugar no III Prêmio Eldorado de Música. Ela foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Eleazar de Carvalho, e das Orquestras Sinfônicas de Campinas e de Ribeirão Preto e da USP-Filarmônica.

Concertos UFG

A série Concertos UFG é realizada pelas professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão. Como produtoras culturais, elas desenvolvem séries regulares de concertos que, há mais de dez anos, inserem a Capital no circuito nacional da música clássica e colaboram na diversificação do calendário cultural da cidade. Em 2018, o teatro do Centro Cultural UFG ficou cheio durante toda a série de apresentações. Em média, 280 pessoas compareceram em cada concerto. 

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

SERVIÇO

‘Concertos UFG’ – com Duo Corvisier

Quando: quarta-feira (26) 

Horário: 20h30

Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, nº 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Entrada gratuita (até a lotação do teatro) 

Veja Também