Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colorido e delicadeza

Mostra ‘Aves em Aquarela’, de Rafa Brugger, será aberta neste fim de semana. Foto: Divulgação.

Postado em: 19-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Colorido e delicadeza
Mostra ‘Aves em Aquarela’, de Rafa Brugger, será aberta neste fim de semana. Foto: Divulgação.

Sabrina Moura

Rafa Brugger é a artista plástica responsável pela exposição Aves em Aquarela, que será aberta neste sábado (20) e seguirá com visitação até 26 de julho, na 588 Art Show. Por meio das obras em aquarela,  Rafa desperta, pela beleza visual, a questão da preservação das aves, da natureza.

Segundo Rafa, a ideia da exposição surgiu de um trabalho com seu marido, Marcelo Dionízio, que é fotografo, ambientalista e idealizador do projeto Trocando Olhares, por meio do qual ele viaja o Brasil fotografando as aves de diferentes biomas brasileiros. “Por onde ele passa, ele registra as espécies do lugar. Ele sempre teve vontade de usar esse projeto como uma forma de alertar as pessoas sobre a questão ambiental. Algumas espécies de aves são endêmicas, e, ao destruir um determinado bioma, é colocar certas espécies em risco”, explica ela. “Desde que eu me entendo por gente, eu desenho e pratico a pintura. Gosto muito de experimentar várias técnicas de pintura, desenho e gravura – além de também fotografar. Ao observar que as aves possuem todo um colorido especial e uma certa delicadeza em sua figura, eu decidi utilizar a técnica de aquarela para retratá-las nas obras”, completa a artista.

Continua após a publicidade

A aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Para a artista, por se tratar de um método que requer paciência e delicadeza, ele combina também com o colorido dos pássaros fotografados por Marcelo. “Os artistas costumam optar por pinturas a óleo, e quase não se vê exposições de aquarela por ser algo mais delicado e que exige mais atenção e paciência. A delicadeza nos traços da aquarela combinam perfeitamente com a questão das aves”, afirma ela.

Foto: Divulgação.

Rafa explica que o intuito da exposição não é cair no lugar ‘comum’, de sempre falar da preservação: “Nós quisemos fazer um caminho diferente, chamar a atenção para a beleza das aves, e, a partir disso despertar as pessoas (para a preservação). As pessoas, ao apreciar o colorido, a beleza, e a variedade das espécies, vão acabar despertando o interesse, perceber como o nosso Brasil é rico em fauna e flora. Vamos despertar, com a beleza visual, essa questão da preservação e a reflexão”.

Na mostra, estão 15 aquarelas que mostram espécies do cerrado, da floresta amazônica, da mata atlântica, e, por querer chamar a atenção pelo visual, a artista escolheu as espécies pelo colorido e formato diferente.

Rafa Brugger é empresária, fotógrafa, trabalha na área de marketing digital e é também professora voluntária de desenho artístico na coordenação de arte e cultura da PUC Goiás.

Feira

Simultaneamente à mostra Aves em Aquarela, será realizada a Feira de Artes e Antiguidades com a presença confirmada de artistas, microempreendedores e artesãos – uma oportunidade de o público conhecer e compartilhar informações com artistas e aprender a importância sobre o mercado de arte. 

Na ocasião, também pode ser encontrada uma variedade de pratos antigos de diversas nacionalidades, jarras em murano, livros de artes e arquitetura, chávenas, bules, castiçais, esculturas em terracota, entre outros objetos de decoração.

Serviço

Exposição ‘Aves em Aquarela’, por Rafa Brugger

Abertura: sábado (20) às 15h

Onde: 588 Art Show (Rua C-167, n° 58, Quadra 588, Lote 11, Setor Nova Suíça – Goiânia)

Visitação: de 22 a 26 de julho de 2019 das 13h às 17h

Entrada gratuita

(*Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também