A República Tcheca e as histórias que a música traz

28ª edição do Festival Internacional de Música de Český Krumlov vai até 10 de agosto

Postado em: 22-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A República Tcheca e as histórias que a música traz
28ª edição do Festival Internacional de Música de Český Krumlov vai até 10 de agosto

Sabrina Moura 

Ele é um dos eventos culturais mais importantes da República Tcheca, com uma tradição que remonta a 1992, e tornou-se um elemento permanente no calendário cultural europeu, uma vitrine de verão da cultura musical do mundo e suas tendências, com uma grande variedade de música.

O Festival Internacional de Música de Český Krumlov reúne gêneros de música clássica, jazz, folclore, musical, ópera e crossover até o próximo dia 10 de agosto. Os 23 concertos são realizados no interior e ao ar livre do Castelo do estado de Český Krumlov e Chateau – além de outros locais da cidade com genius loci incluídos na Lista do Património Mundial da Unesco. Uma adição interessante a esta lista de espaços é a igreja de São Nicolau, na área de treinamento militar, em Boletice.

Continua após a publicidade

Segundo o presidente do evento, Jaromír Boháčo, o festival deste ano continua na mesma linha dos sucessos dos anos anteriores. “O festival também apresenta outros tipos de eventos: uma noite de inauguração na fonte barroca do Castelo de Český Krumlov, uma apresentação da ópera Terpsicore de Händel, dois concertos na igreja de Boletice para comemorar o 30º aniversário da queda da cortina de ferro – para mencionar apenas alguns”, conta.

Algo importante para saber é que o FMI Český Krumlov doa cinco coroas tchecas, de cada bilhete vendido, destinando para a compra de partituras em braile para estudantes com problemas de visão. Além desta doação, os organizadores preparam outros tipos de apoio: as vendas dos folhetos de programa, por um preço simbólico, vai diretamente para a Escola de Música Jaroslav Ježek, e os estudantes com deficiência visual também atuam no festival.

O festival utiliza fontes de energia renováveis, proporcionadas pelo parceiro local E. ON energygroup. Outro sócio é a Audi, que proporciona um serviço de transporte em veículos elétricos e-tron. As estradas de ferro tchecas oferecem trens diretos de Praga a Český Krumlov com percurso de menos de três horas. Além disso, passageiros com entradas para os concertos de fim de semana recebem o cartão Český Krumlov com cinco entradas para exposições.

Museu do castelo

O Museu de Castelo de Český Krumlov fica no segundo de cinco pátios do palácio e oferece uma exposição permanente que faz turistas voltarem à época de famílias nobres importantes que moraram em Český Krumlov. No lapidário, que é a parte mais antiga do castelo, chamado de Hrádek, é possível ver uma coleção de estátuas de pedra. Na Sala de Senhores de Rosa, pode-se reviver o passado famoso da família poderosa de Vítkovci. A Sala de Condes de Krumlov lembra a administração habsburga do castelo, sob o poder da família austríaca de Eggenberg. O nível espiritual da vida, na forma de devoção católica, apresenta a Tesouraria da Arte Sagrada. Pode-se visitar também a Casa da Moeda, arsenal e variedade de outros lugares atrativos. A visita termina com exibição de filmes da cinematografia do princípio do século 20.

Gastronomia

Tudo o que pertence à boa atmosfera antiga e renomada do personagem literário tcheco soldado Švejk se encontra no restaurante Švejk de Český Krumlov. No prédio histórico, há um interior ‘novo em folha’, cuja natureza atmosférica é determinada pelos móveis de madeira maciça, o revestimento das paredes e o bar. 

No cardápio, além das iguarias tradicionais tchecas, estão os pratos vegetarianos e doces da confeitaria caseira. Naturalmente, também são degustadas as suas cervejas. A dica é se deixar levar pela atmosfera agradável dos tempos antigos do império austro-húngaro. Uma dica: pode-se tentar revelar o que se esconde por baixo do nome “Botões de Švejk com o molho de mirtilos vermelhos”!

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também