Documentário ‘Tarja Branca’ está disponível na internet até 28 de julho

Filme é um manifesto pela manutenção do brincar que surge na infância e que o sistema nos impele a abandonar

Postado em: 24-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Documentário ‘Tarja Branca’ está disponível na internet até 28 de julho
Filme é um manifesto pela manutenção do brincar que surge na infância e que o sistema nos impele a abandonar

Da Redação

A importância da cultura da infância e do brincar para as crianças e para o ser humano é tema da ‘Ocupação Lydia Hortélio’, realizada pelo Itaú Cultural. Em parceria com o Instituto Alana, esta exposição homenageia a educadora que lhe dá nome. Dentre as atividades da programação paralela que ocorrem nesse período, a plataforma on-line Videocamp, de agendamento de exibições públicas e gratuitas de filmes com potencial de impacto, participa com duas ações especiais: uma é o play aberto do documentário ‘Tarja Branca’: até 28 de julho, o longa-metragem estará disponível para ser assistido on-line e gratuitamente; a outra é o lançamento da playlist especial “Para Pensar Infância, Cultura Brasileira e o Brincar’, uma seleção de filmes disponíveis para agendamento de exibições públicas e gratuitas.

O filme ‘Tarja Branca’, produzido pela Maria Farinha Filmes e dirigido por Cacau Rhoden (‘Nunca Me Sonharam’ e ‘Corações e Mentes – Escolas que Transformam’), é um manifesto pela manutenção do brincar que surge na infância e que o sistema nos impele a abandonar. A educadora Lydia Hortélio é uma das que dão seu depoimento ao filme. Já a playlist traz filmes, todos do catálogo Videocamp, disponíveis para exibições públicas e gratuitas, que abordam temas sobre a criança, as culturas da infância, a música, o brincar, de forma plural e diversa, em diferentes contextos, assim como as artes e as culturas brasileiras.

Continua após a publicidade

“Nesta playlist, reunimos títulos que abordam o encontro entre infância, arte e o brincar, em narrativas críticas e potentes. Transmitir o universo de referências e investigações de Lydia Hortélio por meio de histórias diversas, contadas em formato cinematográfico, é viver o fenômeno lúdico como meio de gerar impacto social. Com a ação de play aberto de ‘Tarja Branca’, pretendemos fazer com que o filme alcance o maior número de pessoas, democratizando não somente o acesso à obra, mas principalmente ao próprio pensamento da educadora”, diz Mônica Bulgari, analista de projetos do Videocamp. 

Lydia Hortélio

Lydia Hortélio é, hoje, uma referência quando se fala de educação e de crianças. Musicóloga e colecionadora de brinquedos populares (ela tem mais de 3 mil em seu acervo), Ela deu uma pequena volta ao mundo e teve aulas com alguns dos maiores mestres da música – dentre eles, o maestro e compositor alemão Koellreuter, professor de Tom Jobim – para descobrir sua vocação: pesquisar acalantos, brincadeiras e jogos infantis do Brasil. A ‘Ocupação Lydia Hortélio’, instalada no térreo do Itaú Cultural, mostra um pouco de seu universo lúdico com curadoria de Gandhy Piorski e Adelsin Murta.

Veja Também