Filmes e livros inspirados no 11 de Setembro

Conheça 10 produções artísticas que giram em torno de um dos maiores ataques terroristas do mundo.

Postado em: 11-09-2019 às 07h00
Por: Guilherme Araújo
Imagem Ilustrando a Notícia: Filmes e livros inspirados no 11 de Setembro
Conheça 10 produções artísticas que giram em torno de um dos maiores ataques terroristas do mundo.

Guilherme Melo 

Os ataques de 11 de Setembro chocaram o mundo no ano de
2001, nesta quarta-feira (11) o ocorrido completa 18 anos. Neste período aconteceu o que se chamou de
guerra ao terror, que influenciaram muitos autores americanos, como Don Delillo
e Allen Coulter.

Confira 5 filmes e 5
livros inspirados no ataque de 11 de setembro:

Continua após a publicidade

LIVROS

1 – Homem em Queda,
de Don DeLillo:
Homem em queda nos mostra o ataque fundamentalista a Nova York como uma monstruosa metáfora da nossa civilização. Um romance inquietante, catártico, sobre como o evento reconfigurou a vida das pessoas, sua memória e sua percepção do mundo. 

2 – O Fundamentalista
Relutante, de Mohsin Hamid: 
Changez, um paquistanês que vivera por muitos anos nos Estados Unidos, encontra-se com um norte-americano num café em Lahore. Aos poucos, ele narra sua história a esse enigmático visitante. Depois de estudar em Princeton, onde fora o primeiro colocado de sua turma, Changez tinha a vida praticamente ganha – trabalhava numa empresa de elite em Nova York e havia conhecido a garota de seus sonhos. Naquele momento, sentia-se cada vez mais integrado ao estilo de vida norte-americano. Mas tudo muda quando ele vê, pela televisão, as Torres Gêmeas desmoronando. 

3 – Cidade Pequena,
de Lawrence Block:
O autor policial, criador de personagens inesquecíveis
como Matt Scudder, faz de Cidade Pequena um ousado painel sobre Nova York
pós-11/09. Entre seus vários personagens, há o sujeito que, após perder a
família nos atentados, entrega-se a uma espécie de vingança contra a própria
cidade, assassinando seus concidadãos. (Companhia das Letras; tradução de Anna
Viana)

4 – Os Filhos do
Imperador, de Claire Messud:
É um thriller de alta voltagem erótica ambientado na Nova York atual. Lawrence Block descreve a investigação dos crimes cometidos por um misterioso serial killer. A primeira vítima é a corretora Marilyn Fairchild, estrangulada na própria cama. 

5 – O Último Grito,
de Thomas Pynchon:
Meses antes do ataque terrorista contra as Torres Gêmeas, a simpática Maxine, uma especialista em fraudes fiscais, é contratada por um documentarista para investigar as movimentações suspeitas de uma start-up. A trilha do dinheiro desviado parece levar a Gabriel Ice, misterioso investidor que anda interessado em comprar o código-fonte do DeepArcher, um novo videogame que transforma a deep web numa realidade virtual habitável.  

FILMES:

1 – Lembranças (2010): Tyler tem uma relação complicada com seu pai desde uma tragédia em sua família. Rebelde e problemático, ele acha que ninguém entende seu sofrimento, até que conhece a simpática e carinhosa Ally. Mas justamente quando o jovem redescobre a felicidade, segredos começam a surgir e ameaçam o romance.

2 – As Torres Gêmeas (2005): Drama conta o incidente do ponto de vista das equipes de resgate. Nicolas Cage interpreta um sargento do Departamento de Polícia Portuário envolvido no socorro das vítimas do atentado.

3 – Reine sobre mim (2007): Narra a trajetória de um personagem, vivido por Adam Sendler, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem sucedido Alan Johnson (Don Cheadle), que também passa por problemas.

4- Segredos de estado (2006): Produção conjunta entre Portugal, Itália e França é um suspense dramático em torno da vida de um espião que precisa desaparecer por saber demais sobre o que iria acontecer nos Estados Unidos, alguns dias antes do atendado.

5- Tão forte e tão perto (2011): Baseado em um livro de mesmo nome, o longa conta a história de um garoto de 10 anos que perde seu pai, interpretado por Tom Hanks, no ataques às Torres Gêmeas. Depois disso, o garoto inicia uma jornada por Nova York para encontrar uma fechadura para uma chave deixada pelo pai. 

Veja Também