Quinta-feira, 28 de março de 2024

Ator goiano Guilherme Vieira ganha destaque em série americana ‘Defending Jacob’

Guilherme Vieira (ao centro), em seu último dia de gravação para o seriado 'Defending Jacob', ao lado dos colegas de elenco - Foto: Reprodução.

Postado em: 15-05-2020 às 21h15
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Ator goiano Guilherme Vieira ganha destaque em série americana ‘Defending Jacob’
Guilherme Vieira (ao centro), em seu último dia de gravação para o seriado 'Defending Jacob', ao lado dos colegas de elenco - Foto: Reprodução.

“Lutei bastante pra chegar aqui e ainda há um caminho longo à percorrer. Porém, posso te dizer que foi o maior presente da minha vida, como pessoa, profissional e sonhador”. Essas são as palavras de Guilherme Vieira. Ator, nascido e criado em Goiânia, Guilherme alça voos mais altos ao fazer parte do elenco da produção norte-americana ‘Defending Jacob’, série disponível no serviço de streaming Apple TV+. A obra foi criada, escrita e produzida por Mark Bomback e conta com a direção dos indicados ao Oscar Morten Tyldum, que também atua como produtor executivo, e Chris Evans, protagonista que estreia como produtor executivo.

Em conversa exclusiva com Essência, Guilherme conta como foi o convite para fazer parte do elenco e sua rápida aprovação para o papel de um Paralegal (assistente de advogado nos Estados Unidos) e repórter. “Enviei meu portfólio atualizado na manhã de um dia de março de 2019 e na noite do mesmo dia fui chamado às pressas para o teste emergencial e, na manhã do dia seguinte, já estava no SET de filmagens no subúrbio de Boston”, conta Guilherme que também se diverte com o fato da profissão do personagem ser a mesma exercida por ele nos Estados Unidos. 

“Foi engraçado o papel que me foi concedido, tendo em vista que também exerço a mesma profissão nos Estados Unidos. Brinquei com a equipe e acharam o máximo. Por isso, caminhou melhor do que esperávamos”, relembra aos risos o tambémParalegal pelos Estados Unidos e advogado em Goiás. Residindo nos Estados Unidos há 5 anos, Guilherme considera Goiânia como sua primeira casa. Foi aqui que ele cresceu, se formou em Direito pela PUC Goiás e embarcou na semana seguinte para os Estados Unidos em busca de seus sonhos.

Continua após a publicidade

Realizando um sonho 

Ainda na infância, Guilherme foi apresentado ao mundo cinematográfico. Aos 10 anos se encantou pela produção da Warner Bros, ‘Smallville’, exibida no Brasil pelo SBT.  “Até hoje foi uma das melhores obras que já tive o prazer de assistir, não especificamente pelo enredo, mas pela qualidade de interpretação dos personagens, qualidade de imagens, cenários interessantes e efeitos especiais dentro da realidade, não tão artificiais”, conta. “Lembro que todos os dias preparava um lanche e naquele horário sentava na frente da TV e começava a imitar a interpretação, gestos e falas do Tom Welling”, relembra o ator que prometeu a si que um dia iria participar da série Smallville ou conhecer alguns dos atores. 

Em 2010, a série encerrou, e Guilherme teve seu sonho como enterrado. Porém o destino estava decidido em surpreende-lo. “Em 2018, no meu segundo trabalho nos Estados Unidos, tive como parceiros de cena Tom Welling que interpretava o Super-Homem em ‘Smallville’, Michael Rosenbaum que interpretava o Lex Luthor e Laura Vandervoort, interprete da Super Girl”, conta Guilherme. 

Com trabalhos à todo vapor nos Estados Unidos, Guilherme  iniciou a carreira no Brasil. “Em 2006, participei de um capítulo da novela ‘Cobras e Lagartos’, da Rede Globo, a qual meu primo era parte do elenco. Conversei pessoalmente com o diretor Wolf Maya, que também é goiano e possui uma fazenda em Pirenópolis. Foi lá que conheci uma galera do qual era fã do trabalho e aprendi um pouco sobre técnicas”, afirma o ator, ao relembrar  do período de aprendizado.

Mas como nada é só flores, também houve momentos difíceis, no qual fez ‘esfriar’ o sonho de viver da atuação. Isto o fez se dedicar na faculdade de Direito. “Perdi umas das grandes referências da minha vida, meu pai,  que sempre foi meu apoiador e o meu melhor amigo. Daí ingressei na faculdade de Direito da PUC Goiás, realizando in memorian um sonho que era dele e da minha mãe. O sonho de atuar congelou por um tempo, mas, voltou agora, sempre com garra, persistência, vontade e respeitando o espaço de cada um”, diz. 

Em cena com Chis Evans 

Em seu primeiro dia de filmagens, Guilherme interpreta um Paralegal no escritório de advocacia da Promotoria Geral de Massachusetts, o qual tinha como chefe o personagem de Andy Barber interpretado por ninguém menos que Chris Evans. O ator é mundialmente conhecido e aclamado por seu papel como Capitão America nos filmes da Marvel. Guilherme confessa seu contentamento pela oportunidade em contracenar com o ator. “Minha primeira série e também cena, seria com um dos melhores atores do cinema mundial”. 

A expectativa era grande. Pelo roteiro recebido inicialmente, Guilherme já sabia que iria contracenar com o Chris e lembra que chegou bem cedo para se preparar. “Cheguei cedo no SET naquela manhã, era por volta de 5 da manhã. Como a série é baseada em um livro, já havia adquirido esse livro para me aprofundar no tema e personagens, o que me ajudou a contextualizar o personagem, o comportamento e as falas. Mas, na verdade cheguei mais cedo mesmo, foi pra me preparar para contracenar com ele”, relembra Guilherme que teve a oportunidade de ver Chris também em sua estreia como Diretor-Executivo. 

“Lembro que ao me posicionar no SET, alguém vem rodopiando uma garrafa de água e joga na minha mesa, quando me viro me deparo com o Chris já focado e encarnado no personagem, sussurrando o texto mentalmente. Eu disse: ‘Bom dia!’ E ele disse: ‘Morning! Let’s Go to Work!’. [Bom Dia! Vamos ao trabalho!] Ali era um sonho de criança tornando-se realidade.

Guilherme também trabalhou com Jaeden Martell, Michelle Dockery e toda uma equipe que abraçou e o acolheu, dando boas-vindas a um novo universo. “Antes do término das gravações, fui indicado pelos assistentes de produção e pela direção-geral, para compor o time da Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), tornando-se assim oficialmente um Ator Norte-Americano certificado pelo Guia de atores de tela da Federação Americana de artistas de televisão e rádio (SAG/AFTRA), desde julho de 2019”.  Assim, Goiás ganha mais um artista de projeção internacional. 

Saudades de Goiás

Ao ser questionado sobre a
relação com sua terra natal Guilherme conta sobre suas saudades e planos em
rever a família e os amigos. “A premiere de ‘Defending Jacob’ estava programada
para o dia 24 de abril, para ocorrer na sede da Apple na Califórnia e já
havíamos planejado um retorno direto da Califórnia para o Brasil no dia 27
agora, para visitar e rever a família e amigos e o meu canto preferido que é
Goiânia e matar a saudade da comida goiana e da música sertaneja, que são
minhas maiores paixões e saudades diárias”.

A alternativa foi encontrar meios
para amenizar a saudade da calorosa Goiânia em um período de isolamento social.
“A comida goiana consigo fazer em casa, ou comprar de algum mercado brasileiro
que temos por aqui, quanto a música temos matado a saudade nessas recentes
lives que têm sido feitas, por nossos excelentes cantores. Sou extremamente fã
do Leonardo, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus. Todos!”, revela.

‘Defending Jacob’ disponibilizado
pela plataforma de Streaming da Apple TV+, lançou nesta sexta-feira (15), seu
6° episódio de um total de 8. Os próximos serão disponibilizados a cada
sexta-feira, finalizando em 29 de maio. Guilherme faz um convite para o
público: “Espero que a comunidade goiana e brasileira acompanhe e goste”. E dá
uma injeção de ânimo para aqueles com grandes sonhos.

“Carrego comigo uma frase de infância
e que sempre me inspirou: ‘O sucesso não pode ser um objetivo, é uma consequência!
Faça algo por Amor (dedicação) e o sucesso virá’. O sonho veio e ainda há muito
chão à caminhar! Desejo que cada um realize o teu sonho. Lembrem-se que o lugar
ou a situação onde você nasceu ou foi criado, ou até mesmo a ingerência de
políticos, não podem ter influência sobre quem você quer se tornar. Coloque
Deus à frente dos seus sonhos e siga. Alinhe fé e foco e garanto: você
consegue!”. (Especial para O Hoje)

Veja Também