Segunda-feira, 28 de setembro de 2020
GOIÂNIA-GO
{{tempo.temperatura}}°

Cultura

Filme sobre prisão do cantor Caetano Veloso na época da ditadura estreia em plataforma digital

Postado em: 09-09-2020 às 17h20
O filme adaptado para documentário, relata com intensidade episódios vividos pelo cantor Caetano Veloso quando exilado. - Foto Reprodução/ GShow

Ana Julia Borba

Na última segunda-feira (7), o documentário “Narciso em Férias” estreou no Festival de Veneza, e essa semana se destacou como “Top 1” de procurados do GloboPlay. O filme foi adaptado para formato de série contendo vários episódios que relatam sobre a prisão do cantor Caetano Veloso pela ditadura militar em 1968. No enredo, Caetano também aborda canções que marcaram o período do confinamento e os episódios vividos com seu amigo Gilberto Gil.

No filme dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, o cantor também lê e comenta uma série de documentos secretos da ditadura inéditos até hoje. “'Narciso em Férias' respeita e amplifica cada palavra, memória, gesto, silêncio de Caetano", afirma o diretor e roteirista Renato Terra. "Narciso em Férias' é um filme que fala do passado do Brasil, por meio das memórias de Caetano Veloso sobre sua prisão na ditadura, mas também tem muito a dizer sobre o presente do país", complementa o diretor e roteirista Ricardo Calil.

De acordo com o cantor, o título “Narciso em Férias” se deve ao fato de que durante os 54 dias em que Caetano esteve exilado, ele não se viu no espelho. Trata-se do nome de um dos capítulos do livro "Deste lado do Paraíso", de Scott Fitzgerald, e também do capítulo do autobiógrafico "Verdade Tropical" (1990) em que o cantor narra a experiência da prisão.

O documentário já está disponível para assinantes da plataforma de streaming de vídeos “Globo Play”.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar