Recayd Mob, maior grupo de trap do país celebra mais um lançamento musical

Recayd Mob lançou o single ‘Desce Novinha’ em parceria com MC Rick

Postado em: 14-10-2020 às 16h45
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Recayd Mob, maior grupo de trap do país celebra mais um lançamento musical
Recayd Mob lançou o single ‘Desce Novinha’ em parceria com MC Rick

Elysia Cardoso 

O Trap Nacional é uma realidade e o aumento de consumo e produção desse gênero é constante. O estilo está dominando a internet e ganhando espaço em festivais como Rock in Rio e Lollapalooza. Pensando nisso, o Essência entrevista Derek, membro da Recayd Mob responsável por hits como ‘Plaqtudum’, que já acumula mais de 107 milhões de views no YouTube. O grupo é formado por  MC Igu, Derek, Dfideliz e Jé Santiago e junto com o enorme cenário de hype, e expectativa dos fãs, o grupo lança o single ‘Desce Novinha’ em parceria com MC Rick. 

Este som já acumula mais de 1 milhão de visualizações e chama a atenção por incorporar clara influência sonora de músicas de funk dos anos 2000. “Desde quando ouvimos o beat do Spike, já sabíamos que ia ser hit. Ela conta com elementos da nossa cultura, principalmente dos primórdios do funk, o funk raiz”, conta Derek. Para o artista o trap é um conjunto de vivências, misturando elementos de outros gêneros também, como o funk. “E com ele conseguimos falar do nosso dia a dia, rolês, do seu bairro, as coisas boas e as ruins”, completa.

Continua após a publicidade

Segundo o empresário do grupo, Ed Oliveira a pandemia veio para alterar todos planos e o novo lançamento não estava previsto. “Mas quando ela começou, eu enxerguei que era a única saída que tínhamos para nos mantermos relevantes e seguir apresentando trabalhos. Antes, a ideia era usar esse período para focar na turnê solo de cada um dos artistas que haviam lançado álbuns”, relembra. “Como seria inviável fazer shows, pensei em adiantar o trabalho do próximo álbum e ir lançando singles. 

Em um momento delicado, a melhor decisão foi disponibilizar a música para o público que recebeu bem o trabalho. “O maior intuito foi aproveitar o momento para não ter lacuna, porque o trap é muito dinâmico, ocorre muito rápido, então não poderíamos passar um período tão longo sem lançar. E ao mesmo foi bom, porque além do trabalho, foi a maneira que encontramos de estar juntos, se apoiar nesse momento que não está fácil. O importante é estarmos sempre capacitados para não deixar que isso impeça o trabalho de acontecer”.

História do trap nacional 

Nascido em meados dos anos 1990, nos EUA, o trap é filho de guetos formados a partir da gentrificação da população mais pobre da cidade de Atlanta, na Georgia. Por conta dos Jogos Olímpicos de Verão de 1996, essas pessoas foram removidas de suas moradias e sofreram grande repressão policial, o que, aos poucos, contribuiu para o surgimento das ‘trap houses’ (‘casas-armadilhas’, em tradução livre). Esses locais serviam não só como boate mas também como palco para apresentações e experimentações de novos artistas.

Fisgados por influências americanas aos poucos o ritmo foi se popularizando no Brasil. O Recayd Mob, foi o coletivo que abraçou a missão de disseminar o trap em âmbito nacional. “A sensação é surreal! Ainda mais pra nós, por sermos o primeiro grupo de Trap a popularizar o gênero no país. Nós já passamos por muita coisa e ainda vamos passar por outras, mas nos sentimos com a sensação de dever cumprido cada vez que lançamos uma nova música e o público recebe com tanta vontade e identificação”, celebra Derek resposável por fazer parte dessa propagação do gênero de uma forma positiva. 

Alcançando jovens da periferia e da elite Recayd faz barulho fora da favela, com  um estilo que vai além do ritmo e das letras o trap é todo um estilo de vida. E com um som sem moralismos o grupo almeja celebrar as conquistas junto ao público assim que possível. “É engraçado porque, mesmo com a pandemia, nós trabalhamos muito. Lançamos músicas, clipes, e queremos, logo que possível, desfrutar de todos esses resultados com a galera, com os fãs”, finaliza Derek. (Especial para O Hoje) 

 

Veja Também