Evento da UFG online abordará sobre mulheres no mundo da arte

Historicamente, elas não são muito lembradas e reconhecidas em diversas ocasiões | Foto: reprodução

Postado em: 28-03-2021 às 10h00
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Evento da UFG online abordará sobre mulheres no mundo da arte
Historicamente, elas não são muito lembradas e reconhecidas em diversas ocasiões | Foto: reprodução

Jailson Sena

Com o objetivo de falar sobre a participação das mulheres no mundo da arte, a Universidade Federal de Goiás (UFG), vai promover um evento online para abordar o tema. Serão cinco encontros entre os dias 31 de março a 26 de maio. As inscrições podem ser feitas através de link disponibilizado no instagram @niha.ufg e também youtube.com/nihaufg.

“Queremos levantar discussões em torno das mulheres artistas que, historicamente, foram negligenciadas. Com esta série de cinco encontros, trataremos questões que vão do local ao nacional, e até ao internacional”, frisa Paulo Henrique Duarte Feitoza, professor adjunto da arte e da  imagem. 

Continua após a publicidade

Em 1971, a historiadora da arte, Linda Nochlin, publicou na revista ArtNews um artigo questionando o motivo de não haver grandes artistas mulheres. Com isso, ela inaugurou o que é conhecido hoje como historiografia feminista da arte.

“Ao lançar a provocativa pergunta – Por que não houve grandes artistas mulheres? – Nochlin quis evidenciar a grande lacuna de estudos e investigações sobre a atuação de artistas mulheres”, diz Paulo. 

Ao longo dos cinquenta anos desde o lançamento da versão original do texto de Nochlin, muita coisa aconteceu, e o mundo contemporâneo transformou-se. No âmbito da história da arte, muitas pesquisas foram realizadas por historiadoras e historiadores que buscaram sanar a lacuna indicada por Nochlin, assim como tentar elaborar respostas possíveis para suas provocações. 

“Acreditamos, portanto, que é importante recuperar o espírito daqueles anos iniciais no contexto internacional, assim como dar visibilidade a pesquisas que já foram feitas nesse contexto, bem como refletir sobre o longo caminho que ainda temos a percorrer”, reforça a UFG.

Programação

31 de março

Abertura do evento

Alecsandra Matias (MAC-USP): Mulheres, negras e perigosas

Com mediação de Patrícia Bueno Godoy e Ana Lúcia Beck

14 de abril

Renata Ribeiro (Universidad de Oviedo, Espanha): “Grandes” arstas mulheres  lano-americanas: convidadas de honra nas exposições espanholas  Com mediação de Paulo Henrique Duarte-Feitoza

28 de abril

Lluïsa Faxedas (Universitat de Girona, Espanha): Hacerse preguntas: perspecvas  feministas sobre la historia del arte

Com mediação de Paulo Henrique Duarte-Feitoza 

19 de maio

Elizabeth de Matos Quaresma Sariedine e Rafaela Dourado Leobas (Graduandas em  Artes Visuais Bacharelado FAV/UFG – Iniciação Cienfica): Trajetórias: Mulheres na arte  brasileira

Com mediação de Patrícia Bueno Godoy

26 de maio

Yara Pina e Enauro de Castro (Museu de Arte de Goiânia, MAG): Mulheres arstas no  acervo do MAG

Com mediação de Patrícia Bueno Godoy e Ana Lúcia Beck

 

Veja Também