Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência proporciona viagem pela diversidade

Edição online e gratuita do projeto evidencia temas diversos e que permitem a reflexão, como a busca por uma vida independente | Foto: divulgação

Postado em: 10-04-2021 às 11h30
Por: Carlos Nathan Sampaio
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência proporciona viagem pela diversidade
Edição online e gratuita do projeto evidencia temas diversos e que permitem a reflexão, como a busca por uma vida independente | Foto: divulgação
Lanna Oliveira
O cinema tem o poder de hipnotizar, entreter e emocionar, mas vai além, ele também tem a função de abrir os olhos de quem assiste para um novo mundo, novas perspectivas. Partindo desse objetivo, a edição online e gratuita do ‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ evidencia temas diversos e que permitem a reflexão, como a busca por uma vida independente; dificuldades de comunicação de quem nasce surdo; integração através do teatro; a importância do esporte; a dança que supera barreiras; autismos, entre outros.

O evento, que começa neste sábado (10) e segue até quarta-feira (14), conta com 16 curtas, médias e longas-metragens de 11 países na programação, 14 de eventos anteriores e dois brasileiros inéditos. Quatro debates também compõem o itinerário: ‘Arte e Diversidade’, ‘Escola e Vida Independente’, ‘Vida Amorosa e Autonomia’ e ‘Autismo e Neurodiversidade’. Com sessões diárias às 15h e às 17h, as produções serão disponibilizadas no site www.assimvivemos.com.br até o dia 13 de abril. 

Para que as pessoas com algum tipo de deficiência estejam inseridas na programação, já que são o foco deste evento, os filmes e debates contam com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. É distribuído gratuitamente por e-mail um material didático com sugestões de atividades para professores e profissionais da área, inspirado nos temas retratados pelos filmes, podendo ser aplicadas tanto para alunos como para professores. 

Um passeio pela programação

Continua após a publicidade

O evento tem início neste sábado (10) com a exibição de dois médias e um longa-metragem. São eles: o francês ‘A Largura e o Comprimento do Céu’, de Domonique Margot; o belarrusso ‘Quem É o Último’, de Siarhei Isakov; e o espanhol ‘O Que Tem Debaixo do Seu Chapéu’, de Lola Barrera e Iñaki Peñafiel.  O debate começa às 19h com a mediação de Lara Pozzobon, uma das fundadoras do Assim Vivemos. Ele aborda a Arte e Diversidade e conta com a participação da bailarina Moira Braga e do artista plástico Lucio Piantino. 

No domingo (11), o público poderá assistir a seis filmes. São eles: o russo ‘Ver e Crer’, de Tofik Shakhverdiev; o iraniano ‘Beleza Desconhecida’, de Mahboubeh Honarian; o brasileiro ‘Mona’, de Lucca Messer; o iraniano ‘Quando Brilha Um Raio de Luz’, de Shahriar Pourseyedian; o tailandês ‘Dentro de Mim’, de Sophon Shimjinda e, o brasileiro inédito ‘O Que Pode Um Corpo’, de Victor Di Marco e Márcio Picoli. Vida Amorosa e Autonomia é o tema do debate com a dançarina Mona Rikumbi (Filha do sol) e o diretor Victor Di Marco (O Que Pode Um Corpo). 

A programação segue adiante na segunda-feira (12), onde o espectador poderá escolher entre quatro médias-metragens: o brasileiro ‘Estrangeiros’, de Sônia Machado Lima; o birmanês ‘Uma Menina em 10×10’, de Mai May Sakarwah e Mary, Yu Par Mo Mo; o isaraelense ‘Independente’, de Ariela Alush, e o moçambicano ‘De Corpo e Alma’, de Matthieu Bron. O debate do dia traz para a pauta o tem Escola e Vida Independente, e as jornalistas Lucília Machado e Rosângela Berman Bieler são as convidadas. 

Na terça-feira (13), serão exibidos um longa e dois médias-metragens. O canadense ‘Somos Todos Daniel’, de Jesse Heffring; o inédito brasileiro ‘Stimados Autistas’, de Cristiano de Oliveira, e o francês ‘Soluções Promissoras’, de Romain Carciofo. Autismo e Neurodiversidade serão debatidos pelo diretor Cristiano de Oliveira (Stimados Autistas) e pela docente e pesquisadora Laís Silveira Costa. Durante a quarta-feira (14), último dia do evento, todo o conteúdo estará disponível no site do festival.

Sobre o Festival Assim Vivemos 

Realizado desde 2003, o ‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’ é um evento bienal que promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto. Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas deficientes.

O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos.

“Sempre tivemos uma demanda muito grande de pessoas e instituição querendo os filmes do Assim Vivemos para exibir nos seus espaços de trabalho. Profissionais de outros estados onde o festival presencial não percorre, solicitavam o acervo, porém por questões de direitos de exibição nunca podíamos atender. Agora, com a versão online do festival, estamos tendo a chance de ampliar esse alcance. O Assim Vivemos Online está sendo preparado com ambiente virtual acessível para todos”, comenta Graciela Pozzobon, diretora do festival.

(Lanna Oliveira é estagiária do jornal O Hoje)

Veja Também