Barbosa: ‘Está na hora de a política ajudar a economia’

Ministro da Fazenda disse que País atravessa um momento conturbado e que melhora da situação econômica ajudará a situação política, mas isso é uma via de mão dupla

Postado em: 19-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Oministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse ontem, durante a 4ª edição do Fórum Brasil, realizado pela revista “Carta Capital”, em São Paulo, que o País está num momento conturbado e que a recuperação da economia ajudará na melhora da situação política, mas que a incerteza política também atrasa a recuperação econômica. O tema do evento foi “Além do ajuste fiscal – como o Brasil pode retomar o crescimento?”.

“Estamos num momento conturbado e basta ver as manifestações no dia a dia. A melhora da situação econômica ajudará a situação política, mas isso é uma via de mão dupla. A incerteza política também atrasa a recuperação da economia. Está na hora de a política ajudar a economia. As duas andam juntas e não tem solução independente”, disse Barbosa.

O ministro disse que independentemente das preferências ideológicas de cada um é preciso ter diálogo e civilidade no debate público. “Se todo mundo grita, ninguém ouve e isso não leva a lugar nenhum”, disse.

Continua após a publicidade

Barbosa afirmou que os problemas econômicos não vão desaparecer “num passe de mágica”, com medidas econômicas extremadas. Ele afirmou que os problemas da previdência ou tributários são extremamente complexos, que envolvem vários aspectos. Barbosa afirmou que a democracia tem seus fóruns e instituições para que seja feito o debate público com visões diferentes.

“E as soluções para os problemas econômicos e políticos serão necessárias em qualquer cenário. É isso que estamos fazendo dentro do governo”.

Ele afirmou que a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil do governo de Dilma Rousseff vai ajudar a construir soluções. (AG)  

Veja Também