24 de agosto de 2017 - quinta-feira

Euro R$ {{cotacao.valores.EUR.valor| number:3}}    Dólar R$ {{cotacao.valores.USD.valor | number:3}}
{{tempo.cidade}}
{{tempo.previsoes[0].temperatura_min}}° MIN {{tempo.previsoes[0].temperatura_max}}° MÁX
Economia
OBRIGAÇÕES
27/03/2017 | 06h00
eSocial deve ser implantado este ano
O objetivo é garantir os direitos trabalhistas e previdenciários

Até julho deste ano, as empresas deverão ajustar a implantação do eSocial, programa para racionalizar e uniformizar as obrigações relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e também outras obrigações previdenciárias e fiscais. Esse será o mês em que se inicia o ambiente de teste, restrito aos empregadores e contribuintes para o aperfeiçoamento do sistema.O objetivo é garantir os direitos trabalhistas e previdenciários, simplificar e padronizar o cumprimento das obrigações acessórias, aumentar a arrecadação espontaneamente sem aumento dos impostos e aprimorar a qualidade da informação com a redução dos gastos públicos.

Na visão do consultor em RH e sócio da ARMS Consultoria, Fernando Bezerra, oeSocial proporcionará uma melhor capacidade de cumprimento da legislação em vigor, ganho na eficiência dos processos de gestão de pessoas, eliminação de erros e redução de custos operacionais. Além disso, deve evitar multas e atrasos e alcançarmaior qualidade na gestão de pessoas. “Outro ponto a destacar é a concorrência entre as empresas, que ficará mais justa, pois seu princípio básico é o combate à sonegação dos tributos.”

Mudanças

Com o eSocial, os trabalhadores terão seus direitos fiscalizados pelo sistema, já que o governo terá em mãos todas as informações de que necessita. “Após um desconforto inicial gerado pelas mudanças de processos culturais e paradigmas, caminharemos para uma nova era de relação entre empresário, trabalhador e governo.”

Já as empresas devem sofrer com o alto custo de implantação do sistema, as adequações aos processos internos, a capacitação das equipes, a adequação na governança organizacional ea necessidade de investimento em tecnologia da informação. 

Tópicos:

Comentário

Comentários

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
(62) 3095-8700 / 3095-8722 (dp. comercial)