Agrodefesa atualiza cadastro de criadores

A Agrodefesa realiza, até o próximo dia 30, o cadastro de estabelecimentos de criação de equídeos que possuem animais alojados para que

Postado em: 26-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Agrodefesa realiza, até o próximo dia 30, o cadastro de estabelecimentos de criação de equídeos que possuem animais alojados para que sejam atualizados os dados do criador, da propriedade e do rebanho de equídeos. Criadores que mantêm seus animais em área urbana devem procurar previamente a Secretaria da Fazenda para emissão da Inscrição Estadual (IE) de produtor urbano e, aqueles criadores que mantêm seus animais em estabelecimentos de outros proprietários devem se regularizar vinculando-se a inscrição estadual deste estabelecimento, ambos se cadastrando posteriormente na Agrodefesa.

O cadastro atualizado possibilita implementar estudos para verificação de prevalência de doenças de equídeos no Estado, visando a prevenção, controle e erradicação destas enfermidades junto ao Programa Estadual de Sanidade de Equídeos. Caso os produtores não sigam as orientações, a multa pode ser de até R$ 1.100,00 por trânsito desacobertado e em R$ 500,00 por não ter cadastro na Agrodefesa.

O cadastro permite ao produtor a emissão da Guia de Trânsito Animal juntamente com exames de AIE e/ou Mormo – dependendo do destino e finalidade. A legislação sanitária animal do Estado de Goiás vigente, conforme Lei n.13.998 de 13 de dezembro de 2001 e regulamentada pelo Decreto n. 5.652 de 06 de setembro de 2002, determina que todos os produtores devem ter os seus animais cadastrados na Agrodefesa.

Veja Também