Mais de 300 mil contribuintes não entregaram a declaração

Sescon Goiás tira dúvidas gratuitamente sobre o documento até amanhã

Postado em: 27-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mais de 300 mil contribuintes não entregaram a declaração
Sescon Goiás tira dúvidas gratuitamente sobre o documento até amanhã

O contribuinte que ganhou mais de R$ 2.196 por mês no ano passado, incluindo décimo terceiro salário, tem até sexta-feira, dia 28, para enviar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Segundo balanço mais recente divulgado pela Receita Federal, pouco mais da metade dos contribuintes de Goiás já cumpriram sua obrigação com o Fisco. A estimativa da Receita Federal é de receber 900 mil declarações no estado, nesse universo, mais de 300 mil pessoas ainda não entregaram o documento.

No Brasil, a situação é semelhante. São esperadas 28,3 milhões de declarações este ano, mas até dia 24, apenas 16,5 milhões tinham sido entregues, conforme dados da RFB. “É comum o contribuinte deixar para a última hora, mas é preciso estar ciente que os riscos aumentam. Além disso, muitas vezes, por não ter tempo hábil para conseguir notas fiscais ou recibos, algumas despesas deixam de ser informadas e, consequentemente, perde-se a dedução desses gastos”, explica o presidente do Sescon Goiás, Francisco Lopes.

Outro problema bastante comum está relacionado aos dependentes. “Com a exigência do CPF para maiores de 12 anos, não será possível deduzir despesas sem que o número do documento seja informado”, explica o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mario Berti. Fazer o documento é rápido. No entanto, menores que ainda não possuem título de eleitor, não podem solicitar o CPF pela internet. O pai ou responsável precisa ir pessoalmente a uma agência da Caixa, dos Correios ou do BB.

Continua após a publicidade

Neste ano, o Sescon Goiás já atendeu mais de 2 mil pessoas gratuitamente, esclarecendo dúvidas e questionamentos acerca da Declaração do IRPF. Os atendimentos foram realizados através da Campanha Declare Certo, da recepção de contribuintes na sede do Sescon Goiás, telefonemas e e-mails. A entidade segue à disposição da população para tirar dúvidas sobre o documento até sexta-feira (28), em sua sede, através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3091-5051.

Declare Certo

Para esclarecer as principais dúvidas da população na hora de prestar contas à Receita Federal, o Sistema Fenacon Sescap/Sescon realizou a Campanha Declare Certo 2017. Os mutirões gratuitos de orientação sobre o IRPF ocorreram desde o início de março em diversas regiões do país, mas foram intensificados entre os dias 25 de março e 09 de abril. Na região atendida pelo Sescon Goiás, a campanha foi realizada no dia 6 de abril, na Praça dos Bandeirantes, em Goiânia. 

Para não errar: 

Confira se todos os documentos estão corretos, caso contrário, solicite a correção;

Confira as informações digitadas na declaração antes de transmiti-la: nomes, CPFs e CNPJs. Erros de digitação podem levar o contribuinte à malha fina;

Se ficar na dúvida sobre a legalidade da dedução, opte por não incluí-la. Ou procure a orientação de um empresário contábil, ele saberá o que pode e como pode ser incluído cada gasto.

 

Veja Também