Quinta-feira, 28 de março de 2024

IMB contribui para realização do Censo Agropecuário em Goiás

O estudo visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária do Brasil e de seus estados.

Postado em: 10-08-2017 às 13h45
Por: Gislaine Xavier
Imagem Ilustrando a Notícia: IMB contribui para realização do Censo Agropecuário em Goiás
O estudo visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária do Brasil e de seus estados.

O Instituto Mauro Borges, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), participou da 1ª reunião da comissão do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O referido Censo é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do Estado e do País. O estudo visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária do Brasil e de seus estados.

A coleta dos dados sobre a propriedade, produção, área e pessoal ocupado no campo será executada de outubro de 2017 a fevereiro de 2018, pelo IBGE. Serão obtidas informações sobre a situação econômico-financeira e as atividades dos estabelecimentos agropecuários relativas à agricultura, pecuária, avicultura, apicultura, cunicultura, sericicultura, horticultura, floricultura, silvicultura, extração de produtos vegetais e transformação ou beneficiamento de produtos agropecuários.

Continua após a publicidade

Os resultados servirão de base aos estudos, análises e projeções sobre o setor agropecuário, constituindo a maior fonte de informações a auxiliar os diversos níveis de governo (federal, estadual e municipal) na elaboração e acompanhamento de políticas públicas, aperfeiçoando cada vez mais o processo de alocação de recursos públicos.

Como participante da Comissão, o IMB terá papel de dar transparência à operação do Censo Agropecuário buscando, junto à sociedade, apoio e parcerias para viabilizar as atividades, além de contribuir na crítica dos resultados dando maior confiabilidade. Representam o IMB na comissão os servidores: Dinamar Marques, Eduiges Romanatto, Marcos Arriel e Sérgio Borges 

Veja Também