Financiamento de veículos somam 1,3 milhão de unidades no 3° trimestre do ano

Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados, no terceiro trimestre deste ano

Postado em: 18-10-2017 às 12h00
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Financiamento de veículos somam 1,3 milhão de unidades no 3° trimestre do ano
Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados, no terceiro trimestre deste ano

O volume de financiamentos de veículos novos e usados somou 1,3 milhão de unidades. O aumento é de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados, no terceiro trimestre deste ano. É o maior crescimento verificado para o período desde 2010. 

Considerando apenas o mês de setembro, os financiamentos de veículos avançaram 13,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, ao somarem aproximadamente 420 mil unidades negociadas, apresentando o segundo melhor crescimento do ano.

Continua após a publicidade

O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base privada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

Volume de Financiamento de veículo por categoria 

No terceiro trimestre, os financiamentos de automóveis leves aumentaram 14%, na comparação com o mesmo período de 2016, ao atingirem mais de 1 milhão de unidades negociadas. Desse total, foram financiados cerca de 300 mil autos leves novos, alta de 13,6%, em relação ao terceiro trimestre de 2016, sendo o maior crescimento desde 2010. Já os autos leves usados cresceram 14,1%, na mesma base de comparação, e totalizaram mais de 700 mil unidades custeados.

Em setembro, as vendas financiadas de carros novos avançaram 22,1%, ao somarem cerca de 99 mil unidades. Com isso, a categoria teve o maior crescimento do ano. Seguindo o desempenho de alta, os financiamentos de autos leves usados aumentaram 13,3%, na mesma base de comparação, e totalizaram  mais de 246 mil  peças.

Segundo Marcus Lavorato, superintendente de Relaçoes da B3, o cresimento destes financiamentos é um sinal de restauração. “Fechamos o terceiro trimestre do ano com o maior crescimento desde 2010. Isso mostra que o mercado de financiamentos pode estar no caminho para uma recuperação.”, destacou.

Em relação ao tempo de uso dos autos leves, no terceiro trimestre do ano, aqueles com até três anos de uso apresentaram queda de 5,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto os carros com quatro a oito anos de uso avançaram 17,3%, na mesma base de comparação, e os novos cresceram 13,6%.

Financiamento por tempo de uso

Considerando as modalidades de financiamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) continua sendo a mais utilizada pelos consumidores, com mais de 1 milhão de  veículos financiados no terceiro trimestre do ano, alta de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o consórcio recuou 4,3%, na mesma base de comparação, com 185.935 unidades negociadas.

O prazo médio de financiamento de autos leves de quatro a oito anos de uso aumentou de 42,9 para 43,2 meses no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2016. Já o prazo para carros novos caiu de 37,3 para 36,9 meses, na mesma base de comparação.

Informações B3. (Foto: Reprodução)

 

Veja Também