Empresários goianos embarcam para missão em Israel

Grupo vai visitar a Agritech, feira de agricultura considerada um dos maiores eventos do segmento no mundo

Postado em: 06-05-2018 às 18h02
Por: Lucas de Godoi
Imagem Ilustrando a Notícia: Empresários goianos embarcam para missão em Israel
Grupo vai visitar a Agritech, feira de agricultura considerada um dos maiores eventos do segmento no mundo

Foto: Divulgação

Missão oficial comercial organizada pela Câmara de Comércio Exterior (Comex) da Acieg embarcou na última sexta-feira (4) para Israel, contando com cerca de 50 empresários goianos, que devem visitar uma das maiores feiras de agrotecnologia do mundo, a 20ª edição da Agritech, em Tel Avivi. A comitiva, liderado pelo presidente da Acieg, Euclides Siqueira, deixou Goiânia em três grupos diferentes para conexão em São Paulo, e tem retorno previsto para o próximo dia 13. A feira acontece entre os dias 8 e 10, e a expectativa de negócios com o grupo de Goiás gira em torno de R$ 80 milhões. O evento é internacionalmente conhecido por apresentar a tecnologia de ponta que transformou os desertos israelenses em pomares e lavouras de alta produtividade. 

A missão foi intensamente divulgada em janeiro de 2018, durante visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, aos municípios de Rio Verde e Jataí, no sudoeste goiano. Na oportunidade, Shelley, que acompanhará a comitiva goiana durante toda a visita ao país, esteve em propriedades rurais, conversou com produtores e conheceu de perto as técnicas utilizadas no campo, seja para pecuária ou agricultura. Os integrantes da viagem, entre eles empresários do ramo de tecnologia e agricultura, além de representantes do governo estadual e dos municípios de Rio Verde e Jataí, chegarão ao país de destino com uma carta convite elaborada pela embaixada israelense no Brasil.

Continua após a publicidade

Durante a Agritech, os empresários goianos poderão conhecer as novidades em irrigação, reúso e gestão de água, estufas automatizadas, softwares e equipamentos para ordenha e monitoramento de rebanhos leiteiros. Segundo o presidente da Comex, Leopoldo Veiga Jardim, a ideia é que os empresários sejam divididos em grupo, cada um voltado para sua área de interesse. “Sabemos que a feira traz novidades e oportunidades de negócios com gente do mundo todo, nas áreas de agricultura, irrigação, pecuária e piscicultura”, explica. 

Em Israel, estreita colaboração entre agricultores, cientistas e governo gerou uma moderna indústria, que desenvolveu sistemas e equipamentos inovadores, revolucionando o conceito da agricultura irrigada. A produtividade recorde se repete na pecuária de leite. Em Israel, a média de produtividade de leite está ao redor de 12.000 litros por vaca ao ano, a maior do mundo. “Não temos dúvidas de que os empresários goianos estarão diante de uma oportunidade única”, completa o presidente da Comex. Consta ainda na programação a visita a pelo menos cinco ministros israelenses. 

Veja Também