Produtos juninos estão com diferença de preço de até 531%

Já o pacote do coco ralado, da marca Sócoco, registrou variação, entre menor e maior preço, de até 149,16%, de um estabelecimento para outro

Postado em: 14-06-2018 às 10h00
Por: Kamilla Lemes
Imagem Ilustrando a Notícia: Produtos juninos estão com diferença de preço de até 531%
Já o pacote do coco ralado, da marca Sócoco, registrou variação, entre menor e maior preço, de até 149,16%, de um estabelecimento para outro

Pesquisa de preços de produtos típicos das festas juninas realizada pelo Procon Goiás encontrou variação de preços de até 531,65% de um estabelecimento para outro. Esse foi, por exemplo, o caso da batata-doce roxa. Esse mesmo item registrou aumento médio anual de preço de 73,17%. Já o pacote do coco ralado, da marca Sócoco, registrou variação, entre menor e maior preço, de até 149,16%, de um estabelecimento para outro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 08 e 13 de junho, em 12 estabelecimentos da capital, e verificou preços de 74 tipos de ingredientes, dentre os principais utilizados no preparo dos pratos típicos das festas juninas, tais como fubá, milho de pipoca, leite de coco, coco ralado, creme de leite, leite condensado, canjica, paçoca, pé de moleque, condimentos, bebidas e itens de hortifruti.

Continua após a publicidade

A pesquisa da Gerência de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás constatou ainda que em relação ao levantamento divulgado em junho do ano passado, com os preços médios atuais, os produtos para o preparo das comidas típicas das festas juninas praticamente se mantiveram estáveis, com uma leve redução de -0,40%. No entanto no caso dos produtos de hortifruti, o aumento médio anual registrado foi de 10,25%.

Pesquisar é sempre fundamental

O Procon Goiás ressalta que todos os produtos são comparados com base na mesma marca e mesma gramatura, fato que reforça a necessidade do consumidor pesquisar sempre antes de efetuar a compra.

Neste caso, é interessante elaborar uma lista com os produtos necessários antes de ir as compras. É sempre bom pesquisar os preços em pelo menos três estabelecimentos e, se possível, fracionar a compra entre eles.

Orientações gerais ao consumidor

De acordo com o Procon Goiás é  importante comparar os preços por marcas diferentes, pois no levantamento de preços realizado pelos seus técnicos, foram encontradas grandes variações na  comparação de produtos de marcas diferentes.

A qualidade dos produtos também deve ser observada pelo consumidor, bem como as informações contidas nas embalagens como identificação do fabricante, prazos de validade, ingredientes, peso e origem.

Ao optar por comprar produtos à granel, o consumdior dever ser informado sobre a data de validade do produto, por meio de cartazes, e a pesagem do produto deve ser feita em sua presença. Quando esses produtos estiverem expostos, devem estar protegidos de poeiras, insetos, etc.

A higiene também é fundamental. Portanto, ao consumir esses produtos em quermesses, o consumidor deverá estar atento à higiene, tanto do local quanto dos produtos, bem como à de quem está manuseando-os. A manipulação deve ser feita por pessoa que esteja trajando avental, luvas e que esteja com os cabelos presos e protegidos toca. 

Veja Também