Embaixada de Belarus faz acordo de investimentos em Goiás

Representante da embaixada destacou que entre os projetos para Goiás está a instalação de uma indústria montadora de tratores

Postado em: 08-11-2018 às 14h18
Por: Katrine Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Embaixada de Belarus faz acordo de investimentos em Goiás
Representante da embaixada destacou que entre os projetos para Goiás está a instalação de uma indústria montadora de tratores

Nesta quarta-feira (07) foi assinado um plano de atividades conjuntas que prevê novos investimentos em Goiás nos próximos anos. O acordo assinado entre a embaixada da República de Belarus no Brasil, representada pelo ministro conselheiro, Aleksandr Shkatulov, e o Governo de Goiás, representado pelos secretários de Desenvolvimento (SED), Leandro Ribeiro, e o de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, tem por objetivo fortalecer as relações comerciais e culturais entre o Estado e a capital de Belarus, Minsk, no período de 2019-2020.

Shkatulov, ressaltou que Belarus considera o Brasil e Goiás como um dos principais parceiros internacionais do país. Ele destacou ainda que dentre os projetos para Goiás, a instalação de uma indústria montadora de tratores. “Estamos muito felizes em trabalhar com Goiás. Temos relações muito próximas e acredito que se conseguirmos viabilizar a vinda desta montadora de tratores vai ser muito bom, pois vai criar vários postos de trabalho aqui”, avalia.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, na ocasião representando o governador José Eliton, as ações de incremento das relações internacionais do Estado têm sido muito importantes para a economia goiana. “Estamos atraindo cada vez mais investimentos para Goiás, que geram empregos e estimulam a economia goiana”, analisa.

“O Estado de Goiás já tem uma relação comercial com Belarus, hoje importamos principalmente adubos e borracha e exportamos couros e derivados, carnes suínas e bovinas, produtos cerâmicos, máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos e mecânicos”, informou o secretário de Desenvolvimento, Leandro Ribeiro.

Para o secretário Leandro Ribeiro, o acordo vai fortalecer as relações comerciais e ampliá-las para outras áreas como o turismo, cultura, ciência e tecnologia.

Plano

O acordo de cooperação assinado prevê ainda a inserção no mercado brasileiro de alimentos da região de Minsk, principalmente vodka e conservas enlatadas de frutas e legumes.

Também a possibilidade de participação de empresas da região de Minsk em exposições realizadas no Estado de Goiás e o repasse de informações sobre as feiras e empresas goianas que tiverem interesse de serem residentes no Parque Industrial Chinês-Bielorusso Grande Pedra. Há previsão de reunião conjunta de cooperação com representantes de ambas as partes e as embaixadas dos dois países.

O plano prevê, ainda, a organização de apresentação do potencial da região de Minsk nos setores de turismo, medicina e saúde para Goiás. Um dos focos de interesse é o Centro Republicano Científico-Prática de Oncologia e Radiologia Médica N. N. Aleksandrov, que é referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de câncer naquele país, com vistas a estabelecer parcerias com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e com o Ministério da Saúde para realização de projetos no tratamento do câncer.

O acordo também trata do estabelecimento de intercâmbio na área de esportes e turismo, com possibilidade de participação de equipes esportivas em eventos nos dois países, a exemplo dos três principais times de futebol de Goiânia, Vila Nova, Atlético e Goiás em torneios com os times da Belarus.

 

Veja Também