Inflação de junho registra queda em Goiânia

A taxa do último mês ficou negativa em 0,14% e é a menor variação desde fevereiro de 2017.

Postado em: 11-07-2019 às 17h30
Por: Leandro de Castro Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Inflação de junho registra queda em Goiânia
A taxa do último mês ficou negativa em 0,14% e é a menor variação desde fevereiro de 2017.

Nielton Soares

Os Índices de Preços ao Consumidor em Goiânia teve redução em diversos produtos e serviços. A pesquisa do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômico (IMB), da Secretaria da Economia de Goiás, apontou queda de inflação negativa de 0,14%. A taxa ficou abaixo do registrado positivamente de 0,16% de maio deste ano. A referencial para o cálculo são as famílias com ganhos de 1 a 5 salários mínimos.

Segundo o Instituto, o índice é o menor registrado desde o mês de fevereiro de 2017. Naquele período, o registro foi de -0,98% e o acumulado dos últimos doze meses fechou em 5.53%. Novamente a taxa do IPC de Goiânia foi pressionada pelos reajustes ocorridos, principalmente, no setor de Transporte (4,17% para -0,55%) e Habitação (0,47% para -0,53%). 

Continua após a publicidade

Nesse mês os grupos que apresentaram resultados positivos e contrabalancearam o resultado, foram: Alimentação (0,12%), Vestuário (0,58%) e Artigos Residenciais (0,59%). E, apenas os grupos de Comunicação (0,00%) e Educação (0,00%) mantiveram-se com preços estáveis. 

Cálculo 

Para o cálculo das variações mensais, são pesquisados 205 produtos e serviços. Eles são distribuídos em 9 grupos de despesas (alimentação, habitação, artigos residenciais, despesas pessoais, saúde e cuidados pessoais, vestuário, transportes, educação e comunicação.
O índice inflacionário é apurado por meio da comparação dos preços médios desses produtos e serviços. A pesquisa é levantada do primeiro ao último dia útil do mês. E, equiparados com os preços coletados no mesmo período do mês anterior. 

 

Veja Também