Produtores rurais recebem cerca de 30 toneladas de sementes

Ação do governo de Goiás inclui ainda entrega de kits de apicultura e será direcionada a municípios das regiões Norte, Nordeste do Estado e Ride. Foto:Pixabay

Postado em: 15-10-2019 às 12h40
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Produtores rurais recebem cerca de 30 toneladas de sementes
Ação do governo de Goiás inclui ainda entrega de kits de apicultura e será direcionada a municípios das regiões Norte, Nordeste do Estado e Ride. Foto:Pixabay

Aline Bouhid

Produtores rurais goianos receberão perto de 30 toneladas de sementes nesta quarta-feira (16). Serão 15 mil quilos de sementes de milho e 14.220 quilos de sementes de feijão destinados a produtores de 30 municípios, das regiões Norte e Nordeste do Estado, além da Ride, cadastrados no Programa e com a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP) ativa.  A ação do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), integra celebrações pelo Dia Mundial da Alimentação, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) . 

Sementes foram adquiridas em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No início de novembro, o governo também pretende entregar 10 kits de apicultura, adquiridos em parceria com o então Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) – atualmente integrado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Cada kit é composto por  700 colmeias completas, com ninho, melgueira, tampa, fundo, quadros de ninho e de melgueira, e cera alveolada em placas. 

Continua após a publicidade

Serão beneficiados produtores dos municípios de Alvorada de Goiás, Flores de Goiás e Simolândia, que compõem a Ride; e os municípios de Buritinópolis, Sítio D’Abadia, Damianópolis, Posse, Divinópolis, Guarani de Goiás e São Domingos, situados no Vale do Paranã (Região Nordeste do Estado). Além das colmeias, os kits possuem estrutura para beneficiamento da produção. As entregas deverão fortalecer a cadeia da apicultura goiana, beneficiando a agricultura familiar, a economia dessas regiões e os ecossistemas do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas ações vão ao encontro dos preceitos da FAO quanto à formulação de dietas saudáveis e seguras. “O campo tem sua responsabilidade em dar acesso a fontes de alimentos saudáveis e ambientalmente responsáveis. Nosso papel é contribuir para que os produtores tenham acesso a sementes, tecnologia e formas de produzir que garantam a produção rentável e sustentável”, destaca.

* Com informações de Assessoria

Veja Também